Alunos da rede municipal de Atibaia recebem apostila para estudar em casa

Materiais impressos com estratégias pedagógicas para incentivar o estudo durante a pandemia são distribuídos pelas escolas aos alunos da rede pública municipal.

As escolas municipais de Atibaia começaram nesta semana a distribuição de materiais didáticos impressos com estratégias pedagógicas para incentivar o estudo durante a pandemia. As apostilas, elaboradas por um grupo de profissionais da área da Educação, já foram recebidas pelas escolas e serão distribuídas aos alunos da rede pública municipal segundo cronograma próprio estabelecido pelas instituições de ensino de acordo com as especifidades locais.

Os cadernos preparados pela Secretaria Municipal de Educação são divididos por blocos de conteúdos nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza e procuram incentivar os estudos enquanto as salas de aula permanecem fechadas. Oferecendo aos alunos práticas pedagógicas possíveis para esse período de isolamento social, o material didático será incorporado às atividades remotas que os professores já vêm desenvolvendo desde o início da suspensão das aulas presenciais.

Como sugestão para organizar os estudos em casa, a Secretaria Municipal de Educação elaborou um cronograma semanal de conteúdos a ser divulgado pela plataforma IPADS e pelo site da Prefeitura, mas essa programação poderá ser adaptada de forma a se encaixar nas estratégias adotadas pelo educador e pelas famílias. A ideia é reforçar a qualidade das atividades remotas enquanto ainda não é possível retomar as presenciais e a previsão é trabalhar com esse conteúdo até o dia 13 de novembro, com a possibilidade de prorrogação caso os gestores educacionais percebam essa necessidade. Após esse período, a Secretaria de Educação retomará o desenvolvimento das atividades previstas nos livros didáticos.

O momento ainda é de incerteza e, por enquanto, ainda não há uma data definida para o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Atibaia. A decisão da administração municipal de não voltar com as aulas neste momento leva em consideração a consulta pública realizada em agosto e baseia-se na percepção de gestores educacionais e Secretaria Municipal de Saúde, que continuamente avaliam o comportamento da pandemia de Covid-19 na cidade a fim de determinar quando será possível um retorno seguro às salas de aula.