A água subterrânea de Atibaia está armazenada em dois tipos de aquíferos

Na última publicação, vimos que Atibaia não tem Aquífero Guarani. Um aquífero é um reservatório de água que está abaixo da superfície da terrestre. “Vamos imaginar uma esponja encharcada de água enterrada. Esta esponja seria o aquífero”, explica Kleber Cavassa Campos, especialista em hidrologia que está fazendo para o jornal O Atibaiense esta série de artigos.
Ele explicou que, no Brasil, existem inúmeros aquíferos (reservatórios de água subterrâneos). Para cada um desses reservatórios, costuma-se dar um nome. “Como se fosse o nome dado a uma criança logo que ela nasce. O nome que se dá a um aquífero pode ser uma homenagem a uma cidade, a uma rocha, a um grupo indígena que ocupa ou ocupou uma região”, acrescentou o especialista.
ALGUMAS CERTEZAS
Esclarecido isso, já temos certeza de algumas coisas:
1) Existe água subterrânea em Atibaia. É exatamente a água que sai pelos poços instalados em Atibaia.
2) A água subterrânea que sai dos poços instalados em Atibaia é extraída de aquíferos. Mas não é do Aquífero Guarani.
Para finalizar, a água subterrânea de Atibaia está armazenada em dois tipos de aquíferos (reservatório de água subterrânea): aquífero em meio poroso é o primeiro. Parte das residências de Atibaia não ligadas à rede da SAAE fazem uso deste aquífero. É um reservatório que é semelhante a uma esponja. Esse reservatório tem sua água extraída pelos poços escavados manualmente (poços chamados de cacimba ou caipira ou amazonas). É aquele poço no qual uma pessoa vai ao fundo para escavar enquanto uma outra pessoa fica do lado de fora içando a terra.

POÇO ARTESIANO
Já o “aquífero em meio fissurado” (trinca) é usado em algumas residências, condomínios, loteamentos, indústrias, agricultura e hospitais. Desse aquífero, só é possível extrair a água subterrânea por meio de um poço “artesiano”. Com um poço “artesiano”, consegue-se perfurar grandes profundidades. Além de perfurar grandes profundidades, é possível perfurar rochas. Ao se perfurar as rochas, é comum o encontro de fissuras. Fissuras são trincas, rachaduras que estão nas rochas e que permitem, ao longo do tempo, o acúmulo de água.
Mas e aí! A pergunta que surge: quais as opções de mananciais de água para abastseicmento público que Atibaia dispõe? Este será tema do próximo artigo.