IBAMA oferece apoio à Força Tarefa do Córrego do Onofre

Na sexta-feira, dia 25, a SAAE recebeu a visita do Presidente do Ibama, Eduardo Bim e do novo Superintendente do Instituto, em São Paulo, Major Davi de Souza – ex membro da Policial Ambiental do Estado. A visita acabou gerando protocolo de apoio às ações da Força Tarefa do Córrego do Onofre com acesso a dados federais de potenciais poluidores, como instrumento de reforço de inteligência às ações de combate à poluição das águas em Atibaia.
As autoridades ambientais tinham agenda na região e aproveitaram a oportunidade para conhecer mais de perto os projetos de saneamento e meio ambiente do SAAE, quando receberam pedido formal de auxílio no combate a emissão de poluentes no Córrego do Onofre.
Dorival Hernandes, responsável pelo tratamento da água, e Márcio Maidame, do jurídico, relataram as medidas de combate e as suspeitas do SAAE sobre a origem dos descartes ilegais e a Superintendente do SAAE, Fabiane Santiago, apresentou um panorama das ações da Companhia, tanto para ampliação da capacidade de captação e tratamento de esgoto, que devem atingir metas regionais em 2021, quanto de melhorias que estão em estudo para tratamento de resíduos sólidos – todos assuntos sensíveis ao meio ambiente. Davi de Souza salientou a importância de proteção do meio ambiente e dos recursos naturais por meio de ações conjuntas de todas as autoridades, sejam elas municipais, estaduais ou federais. Eduardo Bim, que acabava de voltar de operação de combate ao fogo no Pantanal, salientou a importância do uso de dados e de inteligência no combate aos crimes ambientais.