Cantareira começa a operar com níveis críticos de água

Sistema vem apresentando queda nos níveis e setembro tem apresentado diminuição média de 1% a cada semana.

As represas do Sistema Cantareira estão apresentando queda nos níveis de água armazenada, gerando alerta sobre riscos de falta de água. Com tempo quente e seco, desde o dia 1º houve queda todos os dias no sistema.
Dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) mostram que nesta sexta-feira, dia 18, às 9h (quando boletim diário é apresentado), o sistema estava com 43,9% da capacidade, variação negativa de 0,3% com relação a dia anterior. Há uma semana o nível era de 45,6% e no dia 1º de setembro, era de 47,7%. A queda, desde o início do mês, chega a 3,8%.
Quando analisada cada represa separadamente, a que apresenta nível mais crítico é a Cachoeira, em Piracaia, que ontem (18) estava operando com 28,4% da capacidade. No dia 1º estava com 39,13%. A represa Jaguari/Jacareí em Bragança Paulista teve baixa de 50,6% para 46,85%; a represa Atibainha, em Nazaré Paulista, subiu de 30,04% para 30,93%; a Paiva Castro, em Mairiporã, caiu de 41,43% para 33,94%; a Águas Claras, em Caieiras, caiu de 90,77% para 87,16% e a Jaguari Cesp de 42,76% para 34,63%.
Atibaia não depende do abastecimento de água das represas do Cantareira, mas o nível dos mananciais pode influenciar na captação do Rio Atibaia, já que a vazão das represas para os rios Cachoeira em Piracaia e Atibainha em Nazaré Paulista desembocam no rio Atibaia.
Se for necessário diminuir a vazão para economia de água, pode afetar a captação de água de Atibaia.

ALERTA
A Sabesp tem reforçado à população o pedido para o uso consciente da água, sobretudo em razão do período de estiagem que atinge diversas regiões paulistas e do aumento de consumo por causa da pandemia de Covid-19.
Além disso, as temperaturas elevadas podem diminuir a vazão dos mananciais e sobrecarregar os sistemas que abastecem os municípios. A Sabesp informa que está realizando todas as ações para garantir a distribuição de água para a população, porém a ajuda e a colaboração de todos são imprescindíveis para evitar que o recurso falte.
As orientações são para que haja pequenas mudanças de hábitos, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou ao lavar as louças, tomar banhos de menor tempo e não lavar calçadas com mangueiras.

DICAS DE ECONOMIA
– Use vassoura e balde para lavar áreas como garagem, corredores, dentre outras – não utilize mangueiras;
– Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira – em apenas seis segundos de válvula acionada, cerca de 12 litros de água vão embora;
– Não use água corrente para descongelar alimentos;
– Tenha atenção sobre possíveis vazamentos – eles podem passar despercebidos e são grandes causas do desperdício.

Foto: Luis Moura/Estadão Conteúdo