Atibaia terá oito candidatos a prefeito nas eleições

Período para realização das convenções partidárias terminou na quarta-feira, dia 16. Partidos têm até dia 26 para apresentar candidaturas.

Atibaia confirmou, após período de convenções eleitorais, oito candidatos a prefeito para as eleições deste ano. A chapa de vereadores deverá ter 314 nomes. O prazo para a realização das convenções partidárias terminou na quarta-feira, dia 16 e o registro das candidaturas tanto para prefeito e vice como para vereadores poderá ser feito pelos partidos políticos até o dia 26. No dia 27 de setembro está autorizado o início da campanha eleitoral.
Até o dia 26 de setembro ainda podem ocorrer mudanças com relação a candidaturas. Partidos políticos poderão mudar candidatos até lá. Já as coligações para a eleição majoritária (de prefeito e vice) tiveram que ser definidas junto com as convenções partidárias.
A maior coligação é a do grupo do governo, que definiu Emil Ono (PSD) como pré-candidato a prefeito com Prof. Fabiano de Lima (PL) pré-candidato a vice. A coligação majoritária tem ainda os partidos PTB, PROS, Avante, Solidariedade, Cidadania, Republicanos, PSC, PP e PSB. São 11 partidos no total.
O DEM não entrou na coligação oficialmente e deixou para a chapa de pré-candidatos a vereador decidir qual candidato à majoritária apoiar. Os candidatos do DEM definiram por unanimidade na última quinta-feira, dia 17, pelo apoio aos nomes de Emil Ono e Fabiano de Lima.
Com a decisão, o grupo deve ter no total 150 candidatos a vereador.
A segunda maior coligação é a do grupo formado pelos partidos Rede, PV, Patriotas e PMN anunciou Daniel Martini (Rede) pré-candidato a prefeito e Michel Carneiro (PV) pré-candidato a vice-prefeito. Serão 68 candidatos a vereador pelo grupo.
O PSDB anunciou coligação com o MDB e terá Professor Rodrigo Parras (PSDB) como pré-candidato a prefeito com Dr. Edson Bento (MDB) pré-candidato a vice-prefeito. Serão 34 candidatos a vereador.
Todos os outros candidatos a prefeito sairão em chapa pura (somente um partido cada).
O Podemos confirmou Lucas Cardoso pré-candidato a prefeito com Mario Inui pré-candidato a vice-prefeito. Não há coligação. Partido terá chapa de 17 candidatos a vereador.
Também terá chapa pura o PRTB, com Cleber Gerage pré-candidato a prefeito e Celso Mendes pré-candidato a vice-prefeito. O partido terá 13 candidatos a vereador.
O PTC confirmou Cel. Ikeda pré-candidato a prefeito e Rose Martins pré-candidata a vice-prefeita. Serão 12 candidatos a vereador.
Pelo PDT, foi anunciado Cel. Ernesto pré-candidato a prefeito e José Antonio pré-candidato a vice-prefeito. Chapa de candidatos a vereador terá 17 nomes.
Pelo PSOL, os nomes são Sérgio Vieira pré-candidato a prefeito com João Paulo pré-candidato a vice-prefeito. Partido terá três candidatos a vereador.
Os partidos agora devem apresentar toda a documentação das candidaturas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para o registro. Também deve ser registrado o Plano de Governo de cada candidatura a prefeito. Somente após o registro que candidatos receberão o número de CNPJ e poderão abrir a conta bancária de campanha.
O início da campanha eleitoral é 27 de setembro, mas candidatos sem CNPJ liberado não poderão iniciar a campanha. Também só podem contratar serviços, pessoal e material de campanha após a abertura da conta bancária.

DIVULGACANDCONTAS
Na página de estatísticas eleitorais disponível no Portal do TSE, é possível fazer uma ampla pesquisa sobre os números de registros de candidaturas contabilizados no DivulgaCandContas. Informações sobre gênero, estado civil, faixa etária, raça, grau de instrução e profissão dos candidatos, além de dados das prestações de contas dos concorrentes podem ser acessados na página.
Em consulta nesta sexta-feira, dia 18, às 7h, constatamos que, de Atibaia, a única candidatura a prefeito que já aparece no sistema DivulgaCandContas é do Coronel Ernesto, do PDT.

O Atibaiense – Da redação