Atibaia poderá ganhar Poupatempo no final de outubro

No cronograma do governo do Estado, a abertura do Poupatempo em Atibaia está previsto para o dia 28 de outubro.

Desde o dia 19 de agosto, o Poupatempo iniciou a reabertura gradual de unidades de atendimento do programa. Os agendamentos para quem precisa realizar serviços presenciais estará disponível no portal (www.poupatempo.sp.gov.br) e aplicativo (Poupatempo Digital) sempre um dia antes da reabertura dos postos.
A partir de agora, o Poupatempo vai incorporar os atendimentos prestados pelo Detran.SP. Todas as cidades que têm postos do Poupatempo passarão a realizar serviços relacionados à CNH, veículos e infrações do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo nas unidades do Poupatempo.
No cronograma do governo do Estado, a abertura do Poupatempo em Atibaia está previsto para o dia 28 de outubro. Existem tratativas entre a Prefeitura e o Detran para a abertura de uma unidade em Atibaia. Será um grande ganho para a cidade, mas o Poupatempo exige espaço exclusivo em prédio que não esteja ocupado por outros órgãos, como ocorre hoje no Facilita. O local ainda não foi definido, existe grande chance de ser no bairro do Alvinópolis, mas existe a possibilidade de ser onde hoje funciona o Ciretran, o espaço será ampliado para atender as especificidades do Poupatempo.

Detran
A reabertura prioriza apenas o que houver exigência presencial, como primeira emissão de CNH e expedição de RG, por exemplo. Atualmente, 70% dos serviços oferecidos pelo Detran.SP e 50% dos que são prestados pelo Poupatempo já estão disponíveis online. Mais de 200 serviços estão sendo digitalizados pelo Poupatempo.
Inovador, o novo formato de atendimento que integra Poupatempo e Detran.SP será implementado por meio de balcão único, oferecendo 242 serviços digitais, até 2022, em 340 unidades mais compactas. Esta reestruturação operacional possibilitará ao Estado alcançar uma economia de cerca de R$ 100 milhões por ano.
Do total de 340 postos, 252 retornam ainda na modalidade Ciretrans e oito unidades como Poupatempo. As Ciretrans que ainda permanecem exclusivas para atendimentos relativos a assuntos de trânsito serão transformadas, até a transição plena da remodelação, prevista para estar concluída até 2022.