Atibaia amplia flexibilização e normaliza horário de estabelecimentos

Capacidade de atendimento foi aumentada para 60%; seguem em vigor regras de saúde como uso de máscara e distanciamento.

A partir hoje, segunda-feira (28), os estabelecimentos de Atibaia voltam aos seus horários normais de funcionamento, como era antes da pandemia de Coronavírus, conforme decreto divulgado no fim de semana pela Prefeitura, prevalecendo as autorizações previstas em alvará de cada atividade.

Segundo vídeo divulgado pelo Prefeito Saulo Pedroso de Souza, a decisão de ampliar a flexibilização ocorreu devido à estabilidade na taxa de ocupação dos leitos de UTI na região e ao declínio do contágio na cidade, que nas últimas semanas tem registrado uma queda no número de casos confirmados de Covid-19.

“Entendemos que esse é o momento de voltar com a atividade econômica de maneira normal em relação ao período de funcionamento”, afirmou o Prefeito em vídeo publicado no sábado. “Nós estamos aumentando a capacidade de atendimento em todas as atividades econômicas no percentual de 60%, sem as restrições que estavam previstas em termos de tamanho e quantidade de equipe para fazer o atendimento”, concluiu.

 

 

O limite para funcionamento e atendimento será até 22 horas, exceto para as farmácias de plantão, os serviços de entrega em domicílio (delivery) e demais exceções previstas no decreto de Nº 9.321. Permanece a obrigatoriedade do cumprimento de regras de saúde determinadas anteriormente, como o uso de máscaras, distanciamento social e disponibilização de álcool em gel.

Entre outras medidas anunciadas estão: uso do velório municipal no período das 7h às 17h, com a presença de, no máximo, 10 pessoas por sala; permanece proibido o uso de vias e praças públicas para a realização de manifestações e atividades culturais, recreação e religiosas; fica autorizado o funcionamento do Lago do Major, do Teleférico e do Parque Municipal Edmundo Zanoni, inclusive as suas atividades internas, exceto o museu, desde que observadas as medidas sanitárias para combate à Covid-19.

Em relação ao retorno das aulas presenciais nas escolas públicas e particulares de Atibaia, a Prefeitura irá aguardar os próximos dias para tomar uma decisão, uma vez que considera o formado do plano do Governo do Estado de São Paulo, com percentual muito reduzido de alunos e profissionais e uma série de outras restrições, praticamente impossível de operacionalizar.