Secretaria de Educação não tem previsão de volta às aulas em Atibaia

Atividades presencias foram suspensas em março e desde abril os alunos da Rede Municipal estão usando sistema remoto de aprendizagem.

A Secretaria de Educação de Atibaia ainda avalia a possibilidade de retorno às aulas presenciais na Rede Municipal e não há qualquer previsão da volta dos alunos para as escolas quase seis meses desde o início da pandemia de Coronavírus no país.

As aulas presenciais em Atibaia foram suspensas em março e, desde abril, a Secretaria Municipal está utilizando o sistema remoto de aprendizagem, com a publicação de atividades semanalmente de forma virtual e também através de material impresso, aos que não têm acesso à Internet.

A retomada das atividades presenciais nas escolas municipais depende do comportamento da curva epidêmica na cidade e só acontecerá quando as autoridades de educação e saúde avaliarem que é possível fazê-lo de forma segura. Mesmo sem previsão de quando ocorrerá o retorno, Secretaria de Educação está se preparando e desenvolvendo estratégias sanitárias e pedagógicas que permitirão um retorno gradual e cauteloso.

Entre as iniciativas previstas estão a contratação de mais equipes de limpeza para que a assepsia das escolas aconteça com mais frequência, a compra de termômetros digitais para as escolas e equipamentos de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) para os funcionários, e a distribuição de kits com máscaras e álcool em gel para todos os alunos.

Haverá, ainda, a limitação da quantidade de alunos na sala de aula, revezamento de horários de entrada, saída e recreação, sinalização de rotas dentro da escola para minimizar as chances de contato entre alunos e uma rotina rígida de higienização que incluirá protocolos de entrada e saída, convivência, alimentação e educação física, com a suspensão das atividades em grupo. Os segmentos não voltarão todos de uma vez e a Secretaria estuda a possibilidade de adotar um modelo híbrido de ensino, que alternaria atividades presenciais e a distância num primeiro momento da transição.