Governo do Estado inaugura ETE de Bom Jesus dos Perdões

Iniciativa também atende reivindicação apresentada pelo deputado Edmir Chedid.

 

 

O governo do Estado, por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), inaugurou no sábado (08) a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Bom Jesus dos Perdões. O empreendimento, que contempla reivindicação do deputado Edmir Chedid (DEM), tem capacidade para tratar 100% do esgoto coletado, o que beneficiará mais de 21,7 mil moradores (população prevista para 2030).
De acordo com o parlamentar, a ETE Bom Jesus dos Perdões foi construída por intermédio do Programa Água Limpa, que tem por finalidade implantar sistemas de tratamento de esgotos em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp e que também não possuem um serviço autônomo. “A iniciativa recebeu R$ 19,2 milhões do governo do Estado de São Paulo”, complementou.
A Estação de Tratamento de Esgoto, localizada no km 62 da pista norte da Rod. D. Pedro I, está operando pelo sistema de tratamento do tipo Lodo Ativado por Aeração Prolongada de fluxo contínuo e misto com processo de pré-desnitrificação por meio de dois Tanques Anóxicos (para remoção de nitrogênio), dois decantadores secundários, tanque de contato e centrífugas de desidratação.
“Trata-se de um Tratamento de Nível Terciário, que permite a remoção de matéria orgânica e coliformes por meio da cloração. Desta forma, A ETE permite a revitalização do Rio Atibainha, com a remoção de 39 toneladas/mês de carga orgânica proveniente do esgoto doméstico lançado sem tratamento no curso d’água. Por isso, toda a região saiu ganhando com esta Estação”, disse o parlamentar.

Conquista
O deputado Edmir Chedid foi um dos principais responsáveis por garantir a liberação deste investimento a Bom Jesus dos Perdões, que ocorreu em 06 de agosto de 2013. À época, o então govenador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou o investimento no município durante visita técnica à área de construção da Estação de Tratamento de Esgotos. “Uma data histórica e importante ao município”, explicou.
O valor anunciado resultou ainda na adequação do trecho final do coletor tronco do Córrego do Povo e do interceptor D. Pedro, com 194 metros de extensão; na construção de três Estações Elevatórias de Esgoto (no Distrito Industrial, Jd. Hortência e D. Pedro), nas três linhas de recalque com extensão de 860 metros e no emissário final. “Um verdadeiro presente Bom Jesus dos Perdões”, destacou.

Solenidade
A solenidade de inauguração da ETE contou com a participação do deputado Edmir Chedid, do secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, do superintendente do DAEE, Francisco Eduardo Loducca, e do prefeito de Bom Jesus dos Perdões, Sergio Ferreira, além de vereadores, de funcionários públicos municipais e de representantes da sociedade civil organizada. Os prefeitos de Nazaré Paulista e de Tuiuti, Murilo Pinheiro e Jair Fernandes Gonçalves (Nande), também participaram como convidados de municípios da Região Bragantina.