É hora de combater nosso racismo estrutural e institucional

A Companhia das Letras desenvolve ação sobre o racismo estrutural e institucional do país, legado dos tempos da escravidão, mas muito estabelecido em nossa contemporaneidade. Como indica o termo, o racismo “estrutura” as relações sociais em nosso país, estando presente nas mais diversas áreas: na educação, na saúde, na cultura, nos esportes, no trabalho.
Práticas e atitudes racistas alijam uma parcela considerável de nossa população, tolhendo-a de oportunidades indispensáveis e fundamentais e impedindo-a de exercer atividades profissionais na plenitude de seu potencial criativo e produtivo. A erradicação do racismo é ainda mais urgente em uma sociedade tão desigual quanto a brasileira, em que pretos e pardos, segundo dados do IBGE, representam quase 56% da população.
???Parece que finalmente o tema do racismo começa a ganhar prioridade no debate público brasileiro. Nunca é demais lembrar que a questão não diz respeito apenas às pessoas negras e, sim, a toda a sociedade. Tampouco é exclusivamente moral, pois de nada vale continuarmos a dizer que “não somos racistas”. É passada a hora de praticarmos atos antirracistas e atuarmos como aliados nessa luta que é de todos.
Ainda segundo a Companhia das Letras, como o racismo estrutura todas as nossas relações, impacta também o ambiente editorial, em que não só a maior parte dos funcionários em postos de direção são brancos, como os catálogos são majoritariamente compostos por autores brancos e de origem europeia. Por isso, é preciso tomar medidas práticas e propositivas, na esteira de outros setores, como as universidades públicas, que finalmente implementaram cotas, ações de reparação e de afirmação positiva para seu corpo discente e docente.
Assim, a luta antirracista é um processo sem volta nesse país; não só nas instituições públicas, mas também no ambiente empresarial e privado. Nessa luta, ainda devem ser incluídos outros grupos, como as populações LGBTQ+, indígenas e pessoas com deficiência, bem como suas intersecções. Dessa forma, o Grupo Companhia das Letras elaborou, nesse contexto, um conjunto de ações, que incluem contratações, fortalecimento de selos no processo de avaliação de originais e seleção de títulos para publicação, censo entre funcionários e do catálogo, comitê de responsabilidade social, projeto de trainee e estagiários, tradução em Libras e projetos editoriais.