Despejo ilegal no córrego do Onofre prejudica abastecimento de água no município

Enquadrado em crime ambiental, qualidade da água foi comprometida.

Na última quarta-feira, 5, a SAAE Atibaia, empresa responsável pelos serviços de saneamento básico na cidade, precisou interromper emergencialmente o abastecimento de água nos bairros Jardim Imperial, Jardim Cerejeiras, Nova Atibaia, Caetetuba, Alvinópolis II e imediações, devido há um crime ambiental de despejo de resíduos tóxicos no córrego do Onofre.
Na ocasião, uma empresa privada, que já havia sido notificada anteriormente pelo mesmo delito, o que gerou denúncia na Cetesb, Prefeitura Municipal e Vigilância Sanitária, além de abertura de inquérito no Ministério Público, despejou resíduos que comprometeram a qualidade da água, como causaram também a mortandade de peixes.
De acordo com Fabiane Santiago, Superintendente da SAAE, a empresa foi lacrada pela Prefeitura Municipal e haverá fiscalização das demais indústrias da região para garantir a regularidade das demais. “Após este ocorrido, decidimos junto a Prefeitura e demais órgãos competentes, intensificar a fiscalização para que este tipo de crime não volte a acontecer. Lembramos que, a população é a nossa grande aliada neste momento, em caso de anormalidade denuncie através do 195”, contou a Superintendente.