Consulta pública sobre aulas presenciais em Atibaia entra no último dia

Secretaria de Educação realiza consulta para saber opinião de familiares dos alunos, professores e funcionários sobre volta das aulas presenciais.

Nesta quinta-feira (20) encerra-se o prazo para votação em uma consulta pública disponibilizada pela Secretaria de Educação de Atibaia sobre o retorno das aulas presenciais na Rede Municipal, que durante a pandemia de Coronavírus está utilizando o sistema remoto de aprendizagem, com a publicação de atividades semanalmente de forma virtual e também através de material impresso, aos que não têm acesso à Internet.

A consulta on-line é destinada aos familiares dos estudantes da Rede Municipal, aos professores e aos funcionários da Secretaria de Educação. Até o final de terça-feira, cerca de 6.000 pessoas já tinham votado através do link (www.prefeituradeatibaia.com.br/voltaaulas), que estará disponível até a meia-noite de sexta-feira.

O objetivo da consulta pública é coletar a opinião destes grupos de pessoas sobre o retorno das aulas para que a administração obtenha subsídios para um futuro planejamento de retorno às aulas presenciais. Mesmo sem previsão de quando as aulas presenciais poderão ser retomadas, a Secretaria da Educação já está se preparando para o desafio representado por esse momento tão delicado, e o plano de retomada que está sendo elaborado prevê estratégias sanitárias e pedagógicas que permitirão um retorno gradual e cauteloso.

Estão previstas a contratação de mais equipes de limpeza para que a assepsia das escolas aconteça com mais frequência, a contratação de equipes para fazer a higienização dos ônibus escolares, a compra de termômetros digitais para as escolas e equipamentos de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) para os funcionários, a distribuição de kits com máscaras e álcool em gel para todos os alunos, com a disponibilização de álcool em gel em vários pontos das escolas e o treinamento dos servidores.

A retomada das atividades presenciais nas escolas municipais depende do comportamento da curva epidêmica no município e só acontecerá quando as autoridades de educação e saúde avaliarem que é possível fazê-lo de forma segura.