Audiência do Cejusc em Atibaia é notícia na Inglaterra

A conciliadora foi aluna da Unifaat, a notícia foi destaque no site do Tribunal de Justiça de São Paulo e chegou ao site “Remote CourtsWorlwide”.

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Atibaia realizou em julho sessões de conciliação que fugiram do formato tradicional. Além de ocorrerem virtualmente, com o uso da plataforma Teams, na primeira, a conciliadora que conduziu os trabalhos, Ariane Sabrina Batista, estava na cidade de Indianápolis, nos Estados Unidos, onde vive atualmente.
Na segunda, o juiz responsável pelos Cejuscs de Atibaia, Jarinu e pelo Posto do Cejusc na 3ª Companhia da Polícia Militar de Atibaia, Dr. Rogério Aparecido Correia Dias, junto com os conciliadores, concedeu entrevista, também pelo Teams, para os jornalistas Marta Alvim e Luiz Gonzaga Neto, já que ambos queriam noticiar a novidade da audiência internacional.

SITE DO REINO UNIDO
A notícia repercutiu na cidade, na Unifaat, já que a conciliadora foi aluna da instituição, no site do Tribunal de Justiça de São Paulo e chegou ao site “Remote CourtsWorlwide”, da Inglaterra, ligado à entidade Society for Computersand Law. Essa entidade acompanha e incentiva a interação global entre Justiça e novas tecnologias.
No site inglês (https://remotecourts.org/), a chamadafoi: Brazilian Dispute Resolution Centre holds a virtual conciliation session with a Brazilian conciliator living in the United States. Conciliator had moved to the US two years ago but, by using Microsoft Teams, she was able to show “distance is not an impediment to the conclusion of agreements”. Em síntese, o texto resume a ação da conciliadora brasileira, que afirmou: “A distância não é um obstáculo à conclusão de acordos”.
A notícia do Remote CourtsWorlwide traz o link do TJSP – http://www.tjsp.jus.br/Noticias/Noticia?codigoNoticia=61687 (“Cejusc de Atibaia realiza sessão de conciliação inédita e desperta a curiosidade da imprensa local” – 23/07/2020).

CONCILIADORA
INTERNACIONAL
Ariane Sabrina Batista é conciliadora há dois anos e, ao tomar conhecimento da realização de sessões de conciliação online, em razão da necessidade de distanciamento social, dispôs-se a continuar o trabalho desempenhado em Atibaia. Ela destacou que a solução pacífica de conflitos tem agradado muito a população e que a demanda por esse tipo de recurso só aumenta.
Segundo o professor Richard Susskind, presidente da Society for Computersand Law (https://www.scl.org/), o objetivo da entidade, que também edita uma revista, é contribuir para a comunidade mundial de trabalhadores da Justiça, compartilhando suas experiências em alternativas de atuação remota, criando alternativas para as audiências tradicionais. Como esforço para contornar as restrições da pandemia, ele cita as audiências que utilizam áudios, videoconferências pelo Skype e Zoom e decisões tomadas com base em documentos físicos. “Com marcante velocidade, novos métodos e técnicas estão sendo desenvolvidos”, afirmou no informativo online.

90% DE ACORDO
NO ONLINE
Também participaram da entrevista organizada pelo Cejusc em julho os gestores dos centros de conciliação Edson de Oliveira Dorta (Atibaia) e Marcos Ximenes de Brito (Jarinu), a conciliadora do Posto do Cejusc na 3ª Companhia da Polícia Militar de Atibaia, Viviane Porfirio da Silva, e a colaboradora de Jarinu Selma Neves.
Nas sessões de conciliação virtuais, o Cejusc de Atibaia obteve 90% de acordo nos casos de família e 75% nos casos cíveis.