Atibaia tem 9.501 famílias inseridas no Cadastro Único e 3.321 no Bolsa Família

Somente pelo Bolsa Família são 10.898 pessoas beneficiadas diretamente. No Cadastro Único, há 5.177 famílias com renda até meio salário mínimo.

 

 

Atibaia registrou em junho 3.321 famílias beneficiárias do Bolsa Família, representando 10.898 pessoas diretamente beneficiadas pelo Programa. Pelo Cadastro Único, o município tem 9.501 famílias inseridas.
Os dados do governo federal referentes aos programas mostram que no caso do Bolsa Família, do total de beneficiários, 86,4% dos responsáveis familiares (RF) eram mulheres. Segundo o governo, é previsto o pagamento dos benefícios financeiros preferencialmente à mulher, “com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da autonomia feminina tanto no espaço familiar como em suas comunidades”.
O governo informou ainda que, em junho, o total de famílias beneficiadas equivale a aproximadamente 7% da população total de Atibaia e que 1.603 famílias estariam em situação de extrema pobreza sem o auxílio.
Há, no entanto, deficiência na cobertura do Bolsa Família. A estimativa do governo federal é de que, em Atibaia, o programa cubra 74% das famílias pobres no município. O cálculo é feito com base nos dados mais atuais do Censo Demográfico, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O repasse de junho para o programa na cidade foi de R$ 542.999,00 e o benefício médio repassado foi de R$ 163,50 por família. Das 3.321 famílias beneficiárias no município, 3.245 estavam com o benefício liberado, duas estavam com o benefício bloqueado e 74 estavam com o benefício suspenso.
Para se manterem no programa, as famílias precisam cumprir algumas condicionalidades e o município é responsável por fazer o acompanhamento. Entre as condições estão: crianças menores de 7 anos devem ser vacinadas e ter acompanhamento de peso e altura; gestantes precisam fazer o pré-natal; crianças e adolescentes de 6 a 15 anos devem ter frequência escolar mínima de 85% das aulas a cada mês; e adolescentes que recebem o BVJ devem ter frequência escolar mínima de 75% das aulas a cada mês.
No acompanhamento, 3.252 crianças e adolescentes com perfil para acompanhamento das condicionalidades de educação precisavam ter a frequência escolar acompanhada no quinto período (outubro e novembro de 2019. Segundo o relatório do programa, foram acompanhadas 3.248, uma cobertura de acompanhamento de 99,88%.
Na saúde, 5.308 beneficiários(as) tinham perfil para acompanhamento das condicionalidades de saúde no segundo semestre de 2019 e o município conseguiu acompanhar 3.250 beneficiários(as), o que corresponde a uma cobertura de acompanhamento de 61,23%.

CADASTRO ÚNICO
Com relação ao Cadastro Único, Atibaia tinha em junho 9.501 famílias inseridas, sendo 7.251 famílias com o cadastro atualizado nos últimos dois anos; 6.791 famílias com renda até meio salário mínimo; e 5.177 famílias com renda até meio salário mínimo com o cadastro atualizado. A Taxa de Atualização Cadastral (TAC) do município é de 76,23%,
O Cadastro Único é a base de dados do Governo Federal onde estão registradas as informações socioeconômicas das famílias de baixa renda domiciliadas no território brasileiro, que são aquelas que possuem renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa.
O governo federal utiliza os dados do Cadastro Único para conceder benefícios e serviços de programas sociais, como: Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa Bolsa Família, entre outros. Os dados do Cadastro Único também podem ser utilizados para o mapeamento das vulnerabilidades locais, o planejamento das ações e a seleção de beneficiários dos programas sociais geridos pelo município.

O Atibaiense – Da redação