Atibaia abre inscrições para curso on-line sobre prevenção às drogas

Curso gratuito voltado aos profissionais, pais e responsáveis por crianças e adolescentes oferece orientações sobre prevenção ao uso de drogas.

Já estão abertas as inscrições para o curso on-line “Pais na Prevenção”, que tem por objetivo capacitar profissionais que atuam rede de proteção e garantia de direitos da criança e do adolescente, pais e responsáveis na temática da prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas. Oferecido pela COED – Coordenadoria de Políticas sobre Drogas do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Atibaia, o curso é totalmente virtual e gratuito, tem carga horária de 20 horas, além de conceder certificado de conclusão aos participantes. As inscrições, também on-line, devem ser feitas pelo endereço eletrônico.

Com professores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Sociedade Brasileira de Pediatria e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, o curso está dividido em introdução mais 8 módulos e aborda questões como a prevenção às drogas no período da pandemia, princípios básicos da prevenção, estilos parentais, supervisão e monitoramento, além de tratar da comunicação entre pais e filhos, o que fazer quando seu filho já está usando drogas e como agir nas diferentes situações que envolvem o uso de entorpecentes.

Utilizando uma plataforma de ensino a distância, o curso acontecerá por meio de vídeo aulas, disponibilizando um campo para comentários e dúvidas que serão respondidas pelos especialistas por mensagens de texto. Voltado ao desenvolvimento de habilidades parentais protetivas, as aulas buscam oferecer orientação a pais e responsáveis, mas são abertas à participação de qualquer pessoa interessada na temática de prevenção ao uso de drogas, sendo um importante recurso de formação para os profissionais das áreas de assistência social, saúde, educação, segurança e outros ligados ao conselho tutelar, igrejas, organizações da sociedade civil e demais entidades que atuam rede de proteção e garantia de direitos da criança e do adolescente.