SP confirma compra de câmeras portáteis para os policiais militares

O parlamentar afirmou que a iniciativa receberá R$ 7 milhões em investimentos.

 

 

O governo estadual autorizou a contratação de 2,5 mil câmeras portáteis para equipar a Polícia Militar. A iniciativa, que recebeu apoio do deputado Edmir Chedid (DEM), ocorrerá por meio de pregão internacional, com investimento total previsto de R$ 7 milhões. Atualmente, a Polícia Militar já possui 585 câmeras que, em breve, passarão a ser utilizadas pelos profissionais.
O edital com regras e procedimentos do pregão será publicado nesta quinta-feira (23) do Diário Oficial do Estado de São Paulo. “Esta iniciativa deverá ampliar o uso de câmeras portáteis durante o patrulhamento e, com isso, garantir mais transparência às atividades policiais. O sistema é similar ao já adotado pelas forças de segurança dos Estados Unidos”, afirmou.
Edmir Chedid explicou que as gravações que resultarem das câmeras portáteis deverão preservar a atuação dos policiais e os direitos individuais dos cidadãos, além de fortalecer a produção de provas judiciais. “O primeiro lote destas câmeras adquiridas pelo governo estadual estará à disposição da Polícia Militar da capital a partir de primeiro de agosto”, completou.
Com capacidade para captar som e imagem, as câmeras serão acopladas aos uniformes dos policiais e acionadas em todas as abordagens, fiscalizações, buscas, varreduras, acidentes e demais interações com o público. Os dados serão registrados em um sistema de armazenamento em nuvem e poderão ser acessados remotamente por autoridades judiciais e de segurança.

Experiência
Segundo o governo estadual, a Política Militar desenvolve há seis anos estudos para o uso das câmeras corporais durante o patrulhamento. A partir de 2016, a corporação passou a promover testes com a tecnologia, além de intercâmbios com forças de segurança da Alemanha, Colômbia, Estados Unidos e Inglaterra.
A troca de experiências com instituições internacionais contribuiu para a definição dos protocolos de uso e da metodologia de implementação do sistema em São Paulo. Atualmente, cerca de 2,5 mil policiais militares já estão capacitados para usar as câmeras corporais durante o serviço nas ruas.