Farmácia Municipal é inaugurada na Unidade de Saúde do Flamenguinho

Inauguração da nova farmácia, que irá funcionar na USF Ana Cecília Batista de Sá, no Jardim Alvinópolis, aconteceu nesta sexta-feira (24).

 

 

A promoção do cuidado integral e a universalização do acesso são marcas do trabalho desenvolvido pela Prefeitura na área da Saúde, que entregou à população, na última sexta-feira, mais uma farmácia, ampliando e descentralizando a distribuição de medicamentos gratuitos no sistema municipal de saúde. A nova farmácia irá funcionar na Unidade de Saúde Ana Cecília Batista de Sá, no Jardim Alvinópolis, próximo ao campo do Flamenguinho, integrando uma rede que já conta com 11 farmácias e pretende entregar nos próximos meses mais 3 unidades nos bairros Retiro das Fontes, Rio Abaixo e Rio Acima.

A nova farmácia é resultado de uma readequação do espaço físico da Unidade de Saúde do Flamenguinho, o que tem permitido à Secretaria de Saúde ampliar a rede municipal de dispensários a um baixo custo de investimento. Adquiridos com recursos da Prefeitura, do governo do estado e do Ministério da Saúde, os medicamentos oferecidos fazem parte da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), lista que é atualizada anualmente e inclui medicamentos básicos como antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, antitérmicos, remédios para hipertensão, diabetes e outros destinados à Atenção Primária à Saúde.

Para assegurar que medicamentos de boa qualidade sejam entregues na dose prescrita, na quantidade adequada ao tratamento e que sejam fornecidas informações suficientes para o uso correto, a dispensação dos medicamentos será feita por um farmacêutico, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16h, mediante apresentação de receituário médico atualizado, com o nome genérico do medicamento, cartão do SUS e comprovante de endereço. O estoque de fármacos na nova farmácia será gerido pelo sistema Hórus, base automatizada de dados do Ministério da Saúde para controle do estoque que garante mais agilidade no abastecimento, evitando desperdícios.

A inauguração da farmácia da Unidade de Saúde do Flamenguinho amplia para 12 o número de dispensários municipais de medicamentos, que já funcionam nas unidades de saúde do Centro, Alvinópolis, Caetetuba, Cerejeiras, Imperial, Portão, Tanque, Maracanã, Boa Vista, UBS Sumico Ono e no Centro de Atenção Psicosocial (CAPS). Com as outras 3 farmácias previstas para serem entregues à população nos próximos meses, Atibaia terá duplicado a rede municipal de distribuição de medicamentos, que contava com 7 unidades em 2013. Além de ampliar a distribuição, as novas unidades descentralizam o fornecimento de medicamentos, promovendo melhores serviços de farmacoterapia e cuidado integral da saúde da população.