Cuide da pele no inverno com óleos vegetais

Priscila Torres

Com a chegada do inverno, nossa pele tende a ficar mais ressecada e irritada, que tal dar aquela atenção que merecemos de uma forma mais natural e sustentável?
Aqui vou citar os três óleos vegetais mais conhecidos e usados na fabricação de cosméticos, são eles:
Rosa mosqueta: nos anos 80, estudos descobriram que as propriedades terapêuticas do óleo de rosa mosqueta seriam benéficas especialmente para peles sensíveis, mas pode ser utilizado para todos os tipos de pele. Evidências sugeriram que o óleo foi capaz de reduzir efetivamente as marcas de cicatrizes e manchas, quando aplicado duas vezes ao dia.
O alto nível de ácidos graxos insaturados do óleo impede que ele deixe um resíduo gorduroso na pele, classificado como um “óleo seco” é absorvido rapidamente pela pele. É considerado o “óleo da juventude”, por ser regenerador celular, diminuindo marcas de expressão.
Semente de uva: remontando aos curandeiros folclóricos europeus, o óleo vegetal de semente de uva foi tradicionalmente usado como agente anti-inflamatório, anti-caspa, antifúngico, antimicrobiano e antioxidante. Auxilia na recuperação da elasticidade dos tecidos e na redução de edemas. Pode ser usado em todos os tipos de pele.
Contém alto teor de vitamina E e procianidina que fazem este óleo um excelente coadjuvante contra a ação de radicais livres e envelhecimento celular.
Jojoba: o óleo vegetal de jojoba é amplamente conhecido e usado por seus benefícios cosméticos hipoalergênicos. Composto por quase todas as vitaminas e minerais necessários para facilitar a manutenção da hidratação da pele, por ter a composição muito semelhantes ao sebo produzido pela pele humana.
O óleo de jojoba demonstrou inúmeras vantagens, como a capacidade de hidratar enquanto limpa e controla a produção de óleo, capacidade de melhorar a aparência e a sensação de pele e cabelo fortalecidos e brilhantes e seu potencial de reduzir a aparência de marcas indesejadas na pele.
(fonte: terra-flor)
Os óleos vegetais são usados também como carreadores dos óleos essenciais, sendo todos naturais e capazes de trazerem benefícios de forma integral à beleza e saúde.
Abraços aromáticos!
Até a próxima semana!

Priscila Torres, da Trilha dos Aromas, é Aromaterapeuta e Perfumista Botânica