Wagner Casemiro foi nomeado representante em Atibaia do Conselho Regional de Administração

O Conselho Regional de Administração, que tem sede na Capital, nomeou Wagner Casemiro – professor, chefe de RH da Câmara e professor da FATEC – para representante em Atibaia. A proposta é divulgar as ações do CRA-SP, que tem a plataforma de cursos EAD gratuitos Educa e a Carteira de Estudante Digital (cra.academico@crasp.gov.br). O representante fará contatos com o poder público, empresas e escolas.
“Queremos divulgar a profissão de administrador, hoje presente em todos os segmentos econômicos, realizando parcerias institucionais. Vamos falar com os interessados em evoluir no conhecimento e na prática de ferramentas de gestão, fundamentais neste período de transição entre a crise do coronavírus e a retomada das atividades. Em qualquer situação, seja de crise ou de normalidade, o administrador é importante”, afirmou Wagner Casemiro.
A Administração só ganhou contornos oficiais no país na década de 1960, com a consequente criação dos órgãos responsáveis pela disciplina e fiscalização do exercício profissional, como o CRA-SP. Antes disso, porém, a atividade já era exercida e estudada.
Três momentos importantes dessa história foram: em 1941, com o primeiro curso na Escola Superior de Administração de Negócios – ESAN/SP, inspirado no modelo do curso da Graduate School of Business Administration da Universidade Harvard; em 1946, quando foi criada a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – FEA/USP, que ministrava cursos de Ciências Econômicas e de Ciências Contábeis; e, em1952, quando se criou a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getúlio Vargas – EBAPE/FGV.
Em 2015, a Administração comemorou o Jubileu de Ouro em razão dos 50 anos de regulamentação da profissão. O dia 9 de setembro, data em que se comemora o Dia do Administrador, foi inserido no calendário oficial de eventos em várias cidades. Em 2019, o CRA avançou bastante na digitalização de atendimentos e relacionamentos, com a ampliação dos serviços prestados online em seu portal, além de iniciativas como o Programa de Relacionamento Acadêmico Digital, o portal da Revista ADM PRO, a consolidação de seu canal no Youtube e a intensificação de suas atividades em diversas redes sociais.
“Vamos divulgar e facilitar o acesso a esta experiência, junto a profissionais, empresários e alunos, agregando valor e promovendo ações institucionais”, concluiu Wagner Casemiro.