Plano de ação da retomada do setor gastronômico já está definido


 

Em reunião realizada na manhã de hoje na Prefeitura, ficou decidido como deve funcionar o plano de reabertura do setor gastronômico da cidade. Serão várias regras que deverão serem seguidas para o bom funcionamento dos bares, restaurantes e similares. Está flexibilização gradual deve acontecer a partir de segunda-feira, dia 22.

– Limitar a quantidade de clientes a no máximo 30% da capacidade do estabelecimento mantendo o distanciamento mínimo entre as mesas de 2m e cadeiras 1 metro

– Manter acesso prioritário aos elevadores para pessoas com deficiência gestantes e idosos com higienização a cada uso

– Disponibilizar responsáveis na entrada e nas suas dependências para orientar a realizar o procedimento de higienização nas mãos (ofertar pia de lavagem de mãos com sabão líquido água e papel toalha ou álcool gel 70%

– Providenciar e determinar o uso de EPI’s para trabalhadores, conforme recomendação do Ministério de Saúde

– O transporte de funcionários, quando realizado pela empresa, não deve exceder a capacidade de pessoas sentadas

–  Manter o limite de 4 pessoas por mesa

– Demarcar o piso com distanciamento de 2m entre clientes na fila do caixa

– Estabelecimentos com espaços reduzidos ou com pouca ventilação natural devem trabalhar com agendamento de horários

– Estabelecimentos com mesas fixas ou na impossibilidade de remoção, interditar as mesas de forma alternada, comunicando visualmente quais estão livres e interditadas

– Para uma boa condução das normas de segurança, aconselha-se acompanhar os clientes até a mesa disponibilizada

– Colocação de placas de orientação dos sintomas da covid 19 e orientação para que clientes não acesse o estabelecimento caso apresente algum dos sintomas, além de adotar ações educativas sobre as medidas de prevenção à covid 19

– uso obrigatório de máscaras de proteção para colaboradores e clientes

– Disponibilizar álcool gel 70% nas áreas comuns (recepção, balcões, mesas, caixas e banheiros) e demais pontos estratégicos

– Manter ambiente bem ventilados, com janela e portas abertas, sempre que possível

– Em ambientes climatizados, manter o ar-condicionado com os filtros e dutos regularmente limpos e manutenção em dia

– Intensificar a limpeza e desinfecção de pisos, corrimãos, balcões, lixeiras torneiras e banheiros

– Preferencialmente medir a temperatura de todos os clientes no ato da chegada. Caso apresente temperatura corporal igual ou superior a 37,8 graus ou sintomas relacionados a covid 19, impedir a entrada do cliente no estabelecimento e orientar para o mesmo procurar atendimento médico

– Deverão ser desinfetados após cada utilização, as mesas, pratos, copos, talheres, pegadores, taças, etc, e cadeiras utilizadas pelos clientes. Canetas utilizadas pelos colaboradores, comandas de consumo e máquinas de débito e crédito também deverão ser desinfetados sempre que utilizados

– Obrigatório o uso de modelo de cardápio plastificado que possa ser higienizado após cada atendimento, descartável ou de menu em lousas ou nas paredes

– Obrigatória a instalação de barreiras acrílicas no caixa e na área de preparo dos alimentos

– Observar todas as medidas de natureza sanitária peculiar para cada atividade

– Deve-se reduzir e controlar rigorosamente o acesso de pessoas externas as áreas de produção e manipulação de ambientes, incluindo fornecedores

– Disponibilizar talheres embalados juntos aos pratos e ter à disposição utensílios descartáveis (copos, talheres, pratos, etc, e recolhê-los assim que a refeição foi finalizada

 

Para casos de self-service e buffet self-service, pode-se escolher quanto a retirada de alimentos uma das formas a seguir:

Um funcionário exclusivo para montagem do prato de acordo com a indicação do cliente. Este deve manter a distância recomendável, bem como substituir todos os utensílios (colheres, espátulas, pegadores, conchas e similares) a cada 30 minutos, higienizando-os completamente (inclusive seus cabos) para então retorna ao buffet

Disponibilizar um funcionário para aplicar álcool gel 70% nas mãos dos clientes, entregar par de luvas descartáveis para que o cliente possa servir, descartando um lixo apropriado após o uso.

Fica vedada a prática de música ao vivo, shows e demais formas de entretenimento que causa e qualquer forma de aglomeração.

Espaço para crianças para playground área kids, devem permanecer fechados

Controlar acesso em banheiros e desativar secadores de mãos

Impedir a utilização de bebedouros com esguicho de pressão

Nos estacionamentos utilizar tickets descartáveis

Os Estabelecimentos e os serviços de delivery devem fornecer álcool gel 70% para seus empregadores, exigindo que os mesmos higienizem as mãos antes de tocar a embalagem do produto e toda vez que receber o pagamento em dinheiro ou com máquina de cartão os empregadores devem fazer desinfecção da caixa do transporte pelo menos uma vez por dia

Estabelecer escalas e turnos de trabalho para evitar aglomerações na entrada e saída de expediente

Coibir o trabalho de colaboradores de grupos de risco, como idosos acima de 60 anos, gestantes ou portadores de doenças crônicas.

Todos devem permanecer de máscaras durante todo o tempo, exceto para o consumo de alimentos.