Chegada do inverno ativa alerta sobre Covid-19

O inverno é a estação do ano na qual é registrado aumento das chamadas Síndromes Respiratórias Aguda Grave (SRAG). Com a pandemia do novo coronavírus, é necessário um cuidado especial relacionado à Covid-19.
Em Atibaia, os últimos dias de maio já apresentaram baixas temperaturas, especialmente durante as madrugadas e manhãs. A previsão para este início de junho, que começa na segunda-feira (1º), é de clima frio, com possibilidade inclusive de chuva em alguns dias.
E é nessa época que todos devem ficar atentos para as chamadas SRAG, que agora incluem a Covid-19. Em uma entrevista à Jovem Pan, o pesquisador da Fiocruz, Marcelo Gomes, que também é coordenador do sistema Infogripe, alertou para a chegada do inverno, que, historicamente, é o período com mais casos de SRAG. Isso acontece porque, no frio, as interações pessoais acontecem mais em espaços fechados.
Marcelo Gomes explicou na entrevista que os sintomas das SRAG são parecidos e, por isso, logo que o paciente dá entrada no hospital ele é identificado com ela. Apenas depois são feitos exames específicos.
Dados do Ministério da Saúde mostram que nas regiões Norte e Nordeste, a maioria dos casos de SRAG acontece entre abril e junho. Já nas regiões Sul e Sudeste, entre junho e outubro. Aqui em Atibaia, portanto, estamos entrando no período com maior incidência de doenças respiratórias, especialmente gripes e resfriados.
Segundo os especialistas, não é o fato das temperaturas ficarem mais baixas que causa as SRAG, mas sim o comportamento das pessoas. Os dias mais frios e secos somam-se ao fato das pessoas ficarem mais em ambientes fechados, o que contribui para a proliferação dos vírus respiratórios, aumentando as chances de transmissão.
O grande problema com relação à Covid-19 é que esse pico de doenças respiratórias deve coincidir com o pico da pandemia no Brasil, contribuindo para sobrecarregar hospitais.
A população deve ficar atenta e redobrar os cuidados, especialmente agora que há uma flexibilização da economia e uma diminuição do isolamento social.Atender às recomendações das autoridades e dos especialistas em saúde é fundamental para evitar não só a propagação do coronavírus, mas também as outras doenças respiratórias.