Secretaria de Educação de Atibaia solicita que pais de alunos atualizem seus contatos

Ação é importante para garantir comunicação prática, ágil e efetiva durante período de isolamento social por conta do enfrentamento ao Coronavírus.

Diante da pandemia de Coronavírus e das medidas necessárias para o seu enfrentamento, como o isolamento social, a Prefeitura da Estância de Atibaia recorreu à implantação de atividades não presenciais para garantir a continuidade do ensino na rede municipal. Esse distanciamento elevou a importância da comunicação em outros meios, não presenciais, como em ambiente virtual ou via telefone. Por isso, para garantir uma comunicação prática, ágil e efetiva com os pais dos estudantes nesse período, a Secretaria de Educação está promovendo “uma busca ativa dos alunos”, ou seja, uma atualização dos contatos de cada estudante por meio de seus responsáveis, que devem entrar em contato com a secretaria da escola onde o aluno está matriculado para informar dados como telefones e endereço.

De acordo com a Secretaria de Educação, a atualização dos contatos é necessária porque as escolas necessitam encaminhar as atividades não presenciais a 100% dos alunos – medida facilitada se todos os contatos estiverem devidamente atualizados. Ainda segundo a Pasta, não há um telefone ou e-mail específico para que os pais ou responsáveis entrem em contato, pois cada aluno deve ter seus dados informados na própria escola em que estiver matriculado. No entanto, em caso de dúvidas é possível contatar a Secretaria de Educação pelo telefone (11) 4414-3000 ou pelo e-mail educacao@atibaia.sp.gov.br .

Desde 28 de abril as aulas na rede municipal foram retomadas por meio de atividades pedagógicas não presenciais, obrigatórias, disponibilizadas em plataforma digital específica e no site da Prefeitura. As atividades, contabilizadas no ano letivo, devem ser executadas por todos os alunos. Famílias que não possuem acesso à internet devem retirá-las em formato impresso, quinzenalmente, em plantão às quartas-feiras, das 9h às 11h, na própria escola de origem do aluno.

O conteúdo e as atividades são exclusivos para os alunos da rede pública municipal de ensino de Atibaia, englobando estudantes desde Creche, Pré-Escola e Ensino Fundamental até a Educação de Jovens e Adultos – EJA.

Vale lembrar que a Prefeitura também disponibilizou aos alunos da rede municipal o Programa de Atividades Pedagógicas à Distância, que entre outras propostas apresenta atividades como Reforço Escolar e Aulas de Inglês do Programa Saber Mais. O programa, viabilizado pela Secretaria de Educação, tem o apoio da Coordenadoria Especial de Tecnologia de Informação e Telecomunicações e da Secretaria de Comunicação, e conta com um tutorial de acesso à plataforma em caso de dúvidas.