Prefeitura mantém o Programa Atibaia Florida

Programa realiza ajardinamento de canteiros, praças e entradas da cidade; Flores e plantas são cultivadas no Viveiro Municipal.

O Programa Atibaia Florida é mantido pela Prefeitura da Estância de Atibaia, desde seu início no final de 2017. O Programa é responsável pelo plantio e cultivo das flores no Viveiro Municipal, que conta com 24 postos de trabalho gerados pelo programa em parceria com uma OSC. Já foram plantadas e replantadas mais de 110 mil mudas de flores, além da importante missão de manter os cuidados com todos os canteiros da cidade. As flores espalhadas por praças, canteiros e entradas principais, tornam a cidade mais colorida, bonita e alegre para os moradores de Atibaia e para os turistas.

O principal objetivo do Programa, além de embelezar a cidade é manter as áreas que receberam plantio e ampliar o número de locais floridos. A Sunpatiens ainda é a flor que simboliza o Programa Atibaia Florida, por sua duração, resistência e colorido variado. Também estão sendo utilizadas nos novos plantios, grama amendoim e folhagens ornamentais.

O bom desenvolvimento e a adaptação das flores e plantas, bem como a economia obtida com o programa, são provenientes da utilização de substrato proveniente da trituração de resíduos de podas de árvores feitas pelo município. O tratamento do solo e o trabalho de drenagem dos locais para plantio também são decisivos para o sucesso do Atibaia Florida.

Viveiro Municipal
O Viveiro Municipal de Atibaia, sob a responsabilidade da Secretaria de Agricultura, produz e distribui mudas de árvores nativas, e mudas de morango, que são fornecidas aos produtores do município e fazem parte do Programa de Revitalização da Cultura do Morango.