Prefeitura de Atibaia alerta população sobre fake news que circula em redes socias

Mensagem falsa incita temor da população propagando que criminosos disfarçados de agentes municipais entram em casas para praticar assaltos.

Recentemente tem circulado em Atibaia uma mensagem falsa, intitulada “COMUNICADO OFICIAL!”, pedindo às pessoas que “avisem aos seus familiares e amigos para não abrirem a porta para ninguém que se diz da Vigilância Sanitária ou de qualquer outro órgão, dizendo que vai fazer teste para o vírus, estão assaltando as casas com esse pretexto”: trata-se de uma FAKE NEWS. Além de a mensagem não ser de autoria da Prefeitura da Estância de Atibaia, também não há equipes da Vigilância Sanitária ou demais áreas da Administração Municipal solicitando acesso às residências para realização de testes relativos ao Coronavírus.

A Prefeitura informa que há agentes de combate à Dengue em circulação pelos bairros da cidade, realizando panfletagem e orientação sobre cuidados necessários contra o mosquito Aedes aegypti, mas esse serviço é prestado sem necessidade de ingresso na residência.

A mensagem falsa, disseminada principalmente pelo WhatsApp, também diz que “não existe nenhum tipo de teste sendo feito pelo Estado ou pelo Município” e é complementada com um pedido de “Atenção! Repassem esse informativo para alertar o maior número de pessoas!”, mas a Prefeitura pede à população que não compartilhe a mensagem, que é falsa, e que atenda aos agentes de combate à Dengue em caso de receber a visita das equipes da Prefeitura em casa. Os funcionários estão sempre devidamente identificados e seus serviços não necessitam de ingresso na residência.

Diante da atual situação de emergência de saúde pública enfrentada em todo o mundo por conta da pandemia de Coronavírus e frente ao grande fluxo de informações circulando sobre o assunto, é fundamental que as pessoas procurem se informar em canais oficiais, que tratem e disponibilizem a informação de maneira responsável, evitando notícias falsas (fake news) e de fontes duvidosas, disseminadas principalmente por WhatsApp e redes sociais.

A Prefeitura conta com diversos canais oficiais – como site e páginas no Facebook e Instagram – que diariamente são abastecidos com notícias baseadas em fatos e evidências, apresentando dados e estatísticas e seguindo avaliações técnicas de especialistas nas áreas abordadas em cada notícia divulgada. Além dos canais oficiais da Prefeitura, Atibaia conta com diversos veículos de comunicação e órgãos de imprensa com notória credibilidade e que, dessa forma, reúnem condições de fornecer à população informações confiáveis, especialmente neste momento de enfrentamento à pandemia.

Vale lembrar que a Central de Informações sobre o Coronavírus – Central COVID é um canal exclusivo de atendimento à população para o esclarecimento de dúvidas sobre a doença e formas de prevenção de contágio. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 8h às 17h, via telefone (11) 4414-2443 ou e-mail centralcovid@atibaia.sp.gov.br .