Família Goldschmidt abre o arquivo da ATV para Atibaia

Entre 1992 e 1999 foram produzidos mais de 100 programas, isto sem contar uma versão especialmente feita para os adolescentes.

Até a década de 1990 para saber de qualquer notícia sobre a cidade você teria que recorrer aos jornais locais ou ao rádio. Não havia na cidade qualquer veículo de mídia audiovisual. Para corrigir está deficiência, o empresário Peter Goldschmidt criou em 1992 um canal de televisão diferente. A ATV era um programa que continha notícias, humor, curiosidades, dicas culinárias e até vídeo clips musicais. Cada episódio tinha 90 minutos de duração.
A inovação da ATV era que ao invés de ser transmitida através de antenas (o que exigiria uma concessão do governo), o programa era distribuído gratuitamente através de fitas de vídeo pelas locadoras da cidade. Uma vez por mês cerca de 300 cópias em VHS eram entregues nas locadoras, que por sua vez “emprestavam” a fita a seus clientes. A Única exigência era devolve-la em 48 hrs. Desta maneira, esta televisão alternativa conseguiu um público mensal de 10 mil pessoas, um recorde para aquela época.
Entre 1992 e 1999 foram produzidos mais de 100 programas, isto sem contar uma versão especialmente feita para os adolescentes, batizada de ATV Teen. Desta maneira, os principais acontecimentos da cidade ficaram registrados e gravados para a posteridade. Dentre vários podemos citar a duplicação da Fernão Dias, quedas de aviões, a chegada do corpo de bombeiros, as festas folclóricas e muitos mais. Também foram entrevistados personalidade da nossa sociedade e políticos que ajudaram a modernizar a cidade. A ATV também criou um inédito programa eleitoral gratuito somente com candidatos locais, algo que nunca mais aconteceu.
Agora, todo este arquivo, com mais de 180 horas de programação, está sendo colocado à disposição da população de Atibaia pela Família Goldschmidt. Talvez você se lembre: Esta é a mesma família atibaiense que entre 1999 e 2004 percorreu o continente americano a bordo de um motorhome. Os primeiros 12 programas já estão disponíveis. Os demais serão publicados semanalmente, assim com episódios especial e entrevistas.
Você poderá assisti-los no canal do Youtube.com/ATVatibaia
Pode também acompanhar as publicações no Facebook e Instagram como @ATVAtibaia.
Este é um presente para a população da cidade e para nossa memória. Aqueles que eram fãs da ATV vão poder matar a saudade. Aqueles que nunca virão, poderão conhecer um pouco da nossa história.
* Lembro que esta iniciativa é sem objetivos de lucro – Nenhum vídeo será monetizado. Todos podem baixar os vídeos e usar para entretenimento. Há apenas restrições para uso comercial e político.