Dia Mundial da Higiene das Mãos ganha força em meio à pandemia

OMS estabeleceu a data para fortalecer a prática e evitar contaminações, inclusive de Covid-19.

Até parece um pouco exagerado, mas quando em 2009 a Organização Mundial de Saúde criou uma data específica para exaltar a limpeza das mãos, jamais alguém imaginaria que essa simples ação, tão incorporada na rotina, poderia salvar muitas vidas durante a pandemia de Coronavírus em 2020. No começo do mês, dia 5 de maio, foi celebrado o Dia Mundial da Higiene das Mãos, para lembrar a importância dessa medida na prevenção de infecções.
Segundo a Unicef, cerca de 3,5 milhões de crianças morrem a cada ano por complicações decorrentes de diarreia e infecções respiratórias agudas. Se todos tivessem o conhecimento sobre a importância da lavagem das mãos, esse número poderia ser reduzido entre 25% e 50%. Apesar de parecer bastante simples, afinal basta ter água limpa e sabão, de acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), a água potável é um recurso fora do alcance de quase 35 milhões de brasileiros.
Outro vilão na prevenção de infecções é a falta de coleta e tratamento de esgoto. No Brasil, apenas 53% da população tem acesso à coleta de esgoto, é o que demonstra o SNIS-2018. Isso representa uma triste realidade nacional: quase metade dos brasileiros não possuem saneamento básico o que, infelizmente, gera uma maior dificuldade em conter o avanço de doenças infecciosas.
Atibaia caminha em outro ritmo em relação ao acesso a estes serviços essenciais. A SAAE, empresa responsável pelo saneamento básico na cidade, apresenta uma cobertura de tratamento de água de 96% (SNIS). “Sem investimento no saneamento básico, com água tratada, esgoto destinado adequadamente e lixo coletado, entre outros pontos importantes, é impossível lutarmos efetivamente contra o Covid-19. Nosso esforço localmente é termos o máximo possível de pessoas com acesso ao saneamento, possibilitando assim a preservação do maior número de vidas.”, explica Fabiane Santiago, Superintende da SAAE.
Segundo Indiara Guasti, gerente operacional da Atibaia Saneamento, empresa responsável pela coleta e tratamento de esgoto em Atibaia e que mantém uma Parceria Público-Privada com a SAAE, “estudos comprovam que a cada R$ 1 investido em saneamento básico, economiza-se R$ 4 em saúde pública, e é este o intuito do nosso trabalho, oferecer 100% da coleta e tratamento de esgoto para garantir a saúde e bem-estar da população”, diz a gestora.