ATIBAIA, ONTEM; ATIBAIA, HOJE

Atibaia é atualmente para mim uma cidade bem diferente daquela de uns cinquenta, sessenta anos atrás. E também de uns trinta, quarenta anos atrás.

Explico por quê.

Na Atibaia de antigamente, quando eu era menino, tinha meus dez, quinze anos, eu convivia com meus pais, irmãos, primos e outros  parentes. Então sentia-me muito feliz lá. O ambiente em casa, no convívio com meus pais e meus seis irmãos era de muita alegria. Eu brincava com meus irmãos,  saía com eles, ia ao cinema, ia assistir jogos no campo do São João Futebol Clube. Eu me sentia muito bem também nas instituições de ensino onde estudava; primeiro no Grupo Escolar José Alvim, depois no Colégio e Escola Normal Major Juvenal Alvim. Aliás, sou muito grato a meus tão saudosos pais por  terem me  orientado nos estudos incentivando a mim e a meus irmãos a cursar o ginásio e depois o colégio. Graças a essa preparação nos estudos que sempre tive, por orientação deles,  pude mais tarde ingressar no curso de letras , na universidade de  São Paulo e me tornado professor de Português e de  Francês e revisor de textos, profissões que me proporcionaram   realização profissional.

Depois que me mudei para São Paulo, em 1964, nunca mais me esqueci de Atibaia e continuei muito ligado a minha família e meus amigos. Iasempre  visita-los, saía com eles e sentia-me muito bem lá.

Meu pai faleceu em 1988 e sempre senti muita falta dele. Mais recentemente, cerca de dez anos atrás perdi meu irmão Claudio e minha mãe Aparecida.   Então a partir de por volta de 2008, Atibaia foi se tornando diferente para mim.

Quando ia para lá   passei a me sentir muito só. Essa solidão era devida à falta que sentia de meu pai falecido há muito anos atrás, de minha mãe e de meu irmão, que nos deixaram mais recentemente.

Além disso os amigos que eu encontrava lá na minha cidade natal eu passei a não encontrar mais, pois faleceram ou de lá mudaram.

E também a casa onde nasci e por vinte anos morei teve de ser vendida em 1912,, motivo pelo qual tenhoagora  de me hospedar em um hotel quando vou passar alguns dias lá .

Felizmente  tenho minha irmã Sonia que mora lá.

Continuo a gostar muito de Atibaia. Tanto que alguns de meus textos, desta coluna, principalmente poéticos têm-na como tema. Mas infelizmente não e a mesmacidade  da minha infância  e adolescência   e de  há uns vinte, trinta  vinte anos atrás.

Atibaia ficou sendo para mim uma cidade diferente.  Apesar disso, continuo indo sempre para lá. É verdade que me sinto só quando estou lá, mas a saudade que  sinto dos tempos antigos em que lá estive, e fui feliz, sempre me impele para lá.