Alistamento militar pode ser feito pela internet até dia 30 de junho

Os homens nascidos em 2002 têm a obrigação de realizar o alistamento militar junto ao Exército brasileiro este ano e, em função da pandemia de coronavírus, a Junta Militar de Atibaia informa que o procedimento pode ser realizado pela internet, por meio do site www.alistamento.eb.mil.br. O prazo para o alistamento segue aberto até o dia 30 de junho.
A Junta Militar 016 de Atibaia fica no prédio do Facilita, cujas atividades estão temporariamente suspensas por conta das medidas de enfrentamento ao Coronavírus. Dessa forma, o cidadão do sexo masculino nascido em 2002 conta com a facilidade do alistamento online.
Para realizar o cadastro é necessário que o jovem informe CPF e e-mail, além de preencher um formulário com alguns dados básicos. Após o alistamento online o cidadão deve imprimir ou salvar o Certificado de Alistamento Militar – CAM, pois este documento será provisório, válido até o final de 2020. A partir de outubro, o jovem alistado deverá entrar em contato com a Junta Militar de Atibaia (telefone 4418-7800, ramal 6) para verificar quando poderá solicitar o documento definitivo.
Os cidadãos com alistamento militar atrasado, ou seja, nascidos em 2001 e anos anteriores, devem entrar em contato com a Junta Militar de Atibaia via telefone para orientações. Segundas vias de documentos e outras solicitações envolvendo documentos também podem ser realizadas da mesma forma, pelo telefone 4418-7800, ramal 6.
O alistamento no serviço militar é obrigatório para brasileiros do sexo masculino e o seu descumprimento gera uma série de impedimentos legais, como tomar posse em cargo público, obter passaporte, realizar matrícula em universidades e até mesmo assinar carteira de trabalho em determinadas empresas.