A lembrança olfativa

Priscila Torres

Sabe aquele cheirinho do abraço da vó, ou aquele de bolo que lembra o café da tarde na casa da mãe? Pois é, isso se chama lembrança olfativa!
Quando sentimos um aroma que nos remete a algo ou alguém, nosso cérebro busca aquele momento lá nas memórias e lembranças, associando os cheiros com os fatos da nossa vida, que podem ser tanto bons, quanto ruins.
E, na aromaterapia, a lembrança olfativa é levada a sério, pois muitas vezes é aquela lembrança olfativa, boa ou ruim, que pode ajudar no tratamento.
Por exemplo: a maioria das pessoas adoram o cheiro do gerânio, já ouvi relatos que lembra o Natal, outro que lembrava do abraço de uma tia querida, mas, ao mesmo tempo que trazia a felicidade e o prazer para essas pessoas, o mesmo cheiro trazia repulsa a outras. E sabe por que isso pode acontecer?
A lembrança olfativa pode ter trazido a tona algum fato que não foi agradável, por isso o cheiro foi repugnante.
Quando trabalhamos essas memórias ruins que vieram a tona, a vida se torna mais leve, pois carregamos conosco muitas memórias que podem nos impedir a dar um passo para o sucesso.
Trabalhar essas memórias ruins com a ajuda da aromaterapia é um processo de aceitação, auto perdão, cura e evolução espiritual.
Paz, saúde e amor a todos!
Semana que vem tem mais…
Abraços aromáticos!

Priscila Torres, da Trilha dos Aromas, é Aromaterapeuta e Perfumista Botânica