Saneamento básico de Atibaia conta com heróis para manter a saúde da população

Equipe da Atibaia Saneamento mantém seus trabalhos com cuidado e responsabilidade.

Com o avanço do novo coronavírus em todo o mundo, a rotina do trabalhador brasileiro sofreu severas mudanças. Enquanto alguns cumprem a quarentena mantendo o isolamento social, utilizando de tecnologias para realizarem suas atividades, outros não podem parar, pois executam serviços considerados essenciais para o ser humano, como é o caso do encarregado operacional, Cleberson Felix dos Santos, que há 3 anos trabalha na Atibaia Saneamento.
“Quando mantemos ativos os serviços de saneamento básico como coleta e tratamento de esgoto garantimos um risco a menos para a saúde da população. É um privilégio para mim e meus amigos de trabalho sabermos que estamos contribuindo ativamente para que o coronavírus seja contido na cidade”, contou Cleberson.
Em Atibaia, a Atibaia Saneamento, responsável pela operação do esgotamento sanitário no município e que mantém uma Parceria Público-Privada com a SAAE, possui equipes que se revezam diariamente para executar atividades essenciais nas ruas, como desobstruções de rede e limpezas de ramais, além de outras que se encontram operando as ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) e realizando as análises para garantir o tratamento e a destinação adequada dos efluentes. “Utilizamos todos os EPIs adequados para desempenhar as atividades com segurança e responsabilidade. Sabemos que o saneamento básico traz dignidade para o ser humano e melhora a qualidade de vida do cidadão”, disse Santos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o SANEAMENTO precário é uma ameaça à saúde humana. Dados da entidade revelam que 88% das mortes por diarreias no mundo são causadas pela falta deste serviço básico. Por isso, esses profissionais são tão imprescindíveis no combate a doenças.
Para a gerente da Atibaia Saneamento, Indiara Jogas, o momento agora é de cautela e a recomendação da OMS é de que as pessoas reforcem a higiene pessoal e lavem frequentemente as mãos com água e sabão. “Na linha de frente da Atibaia Saneamento, temos verdadeiros heróis nas ruas e nas ETEs. Agradecemos o esforço de toda a nossa equipe que segue comprometida em manter a continuidade da prestação dos nossos serviços”, ressaltou a gerente operacional da Atibaia Saneamento, Indiara Guasti.

Deixe uma resposta