Fábrica de Atibaia fornecerá cerca de 5 mil ventiladores para o SUS

Os ventiladores pulmonares são essenciais no tratamento de doentes graves com coronavírus, por apresentarem falta de ar. Foto ilustrativa

O Atibaiense – Da redação

A Constanta, fábrica instalada em Atibaia, fornecerá de 4 mil a 6 mil ventiladores pulmonares para o SUS (Sistema Único de Saúde), que serão distribuídos para hospitais do país utilizarem no tratamento a pessoas com Covid-19.

A empresa será responsável por fabricar toda a parte eletrônica e pela integração do equipamento, segundo Roberval Tavares, CEO da Constanta. Ao todo, o Governo Federal solicitou a quatro fabricantes do país cerca de 15 mil respiradores. Desse total, Roberval conta que de 4 mil a 6 mil deverão ser fabricados em Atibaia.

“Temos um prazo de 120 dias para a entrega dos respiradores ao SUS. Estamos trabalhando em dois turnos, com média de 180 a 190 funcionários no total”, destaca o CEO. Um grupo de empresas do município tem auxiliado a fábrica para que os equipamentos sejam entregues a tempo.

Algumas, por exemplo, estão cedendo funcionários. “Há um grupo de empresas ajudando com mão de obra e também com o fornecimento de álcool em gel, luvas e máscaras para nossos funcionários, a fim de viabilizar o trabalho com a segurança necessária”, conta Roberval.

A Constata tem 68 anos de experiência na fabricação de componentes eletrônicos. Em 2011 começou a instalação da fábrica em Atibaia e no segundo semestre de 2012 começou a operação na cidade.

O empresário relata que a Constanta costuma fabricar os ventiladores pulmonares para o maior fabricante do Brasil (Vyaire), que exporta e também atende o mercado local com os produtos. A escalda de produção, porém, é bem menor que a exigida no momento. “Neste momento, o Governo Federal solicitou que os equipamentos fiquem no país, para atendimento do SUS”.

Segundo Roberval, a fábrica tem uma estrutura altamente versátil e com equipamentos de última geração, permitindo o atendimento da demanda.

Com relação aos hospitais que receberão os novos equipamentos, a definição será do Ministério da Saúde.

Os ventiladores pulmonares são essenciais no tratamento de doentes graves com coronavírus, por apresentarem falta de ar. Os aparelhos levam o ar para os pulmões dos pacientes, por um tubo inserido na traqueia. Em casos graves do Covid-19, sem o respirador os pacientes podem morrer.

A Prefeitura de Atibaia anunciou na semana passada que, entre as ações que estão sendo tomadas, está a locação de respiradores. O Governo do Estado de São Paulo também tem aumentado a oferta dos equipamentos nos hospitais estaduais.

ÁLCOOL EM GEL

Atibaia também está colaborando com a fabricação de álcool em gel. A fábrica Geral Química está produzindo por dia o equivalente a um mês. Em entrevista à TV Vanguarda, o sócio KaiqueDoratiotto informou que oito novos funcionários foram contratados. São de 1.500 a 2.000 galões de cinco litros cada por dia. Há ainda produção de cerca de mil garrafas de dois litros cada, diariamente.

Toda a produção da fábrica será utilizada para atender à demanda de Atibaia e de cidades vizinhas.

 

Deixe uma resposta