Destinação final correta de máscaras descartáveis é fundamental para conter o coronavírus

Empresas de saneamento reforçam a necessidade de ação responsável da população.

Nesta semana (22), o prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso de Souza, anunciou novas determinações para o enfrentamento ao coronavírus e, entre as medidas, está a determinação de uso de máscaras em espaços públicos da cidade, afinal estudos já comprovaram que o risco de contágio da Covid-19 é muito menor quando, tanto as pessoas infectadas quanto as pessoas saudáveis, usam máscaras. Contudo, é fundamental desfazer-se corretamente do item descartável para evitar o risco de contaminação.
A SAAE Atibaia, empresa responsável pelo saneamento básico na cidade, explica que, se a máscara for jogada de qualquer forma, pode colocar em risco a vida de trabalhadores responsáveis pela coleta do lixo e, respectivamente, suas famílias. ”Mesmo usando equipamentos de proteção, se eles encostarem numa máscara contaminada e levarem a mão ao rosto, podem ser infectados”, esclarece Fabiane Santiago, Superintendente da SAAE.
Segundo as orientações da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, esse descarte correto trata-se de uma precaução necessária para diminuir riscos e a solução do problema vem de casa, afinal existe um jeito certo – e seguro – para eliminar a máscara. Para o rejeite é preciso usar dois saquinhos plásticos – um dentro do outro e, ao retirá-la do rosto, segurar apenas pelo elástico e lavar as mãos antes e depois. Com o item lá dentro, é só amarrar bem e jogar no lixo do banheiro. Outras dicas importantes são identificar o material e não encher demais a sacolinha. Já a peça de pano precisa ser lavada, sempre depois de utilizada. Dá para usar água e sabão ou deixar de molho, por 30 minutos, numa solução de água com água sanitária. Depois, é só deixar secar.
A Atibaia Saneamento, empresa responsável pela coleta e tratamento de esgoto do município e que mantém uma Parceria Público-Privada com a SAAE, também orienta a população para que não use as redes coletoras de esgoto para o descarte das máscaras. Frequentemente, lixos são jogados nas tubulações, provocando entupimento da rede. Fraldas descartáveis, absorventes, papel higiênico, embalagens plásticas entre outros resíduos sólidos, são encontrados nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) dificultando o processo de tratamento.
“A saúde de todos e o meio ambiente são afetados diretamente com o descarte indevido de resíduos, principalmente nesta fase de isolamento social, momento em que muitas famílias estão em casa e muitas vezes a produção de lixos são maiores. Segundo dados do Instituto Trata Brasil, mais de 3,5 milhões de pessoas fazem o descarte indevido dos rejeitos, e muitos desses resíduos tomam destinos que podem contribuir para a poluição da natureza, prejudicando indiretamente a saúde de todos”, orienta Indiara Guasti, gerente operacional da Atibaia Saneamento.