Boas práticas são adotadas por profissionais do saneamento que seguem trabalhando em meio à pandemia

Uso de novos EPIs e diálogos com orientações são opções da Atibaia Saneamento para colaboradores que prestam serviços essenciais à população.

Na próxima semana, a população brasileira completará o primeiro mês do isolamento social, atitude tomada a fim de conter o avanço do novo coronavírus. No entanto, milhares de trabalhadores têm de sair de casa, diariamente, para garantir que os cuidados primordiais à população não sejam afetados. Além dos serviços médicos e de segurança pública, estão na lista de atividades essenciais, de acordo com a MP (Medida Provisória) nº 926/20, a coleta e o tratamento de esgoto, como os demais serviços de saneamento básico. Estes profissionais estão em campo, atendendo as demandas para assegurar que os serviços de esgotamento sanitário fluam normalmente em toda a cidade.
Para garantir que a execução das atividades ocorram sem riscos aos colaboradores, a Atibaia Saneamento, empresa responsável pela coleta e tratamento de esgoto do município e que mantém uma Parceria Público-Privada com a SAAE, está seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial da Saúde) e adotou diversas medidas para garantir a saúde de sua equipe. Foi elaborado um plano de contingência com uma série de recomendações e repassado em diálogos diários de segurança com todos os colaboradores. Para os funcionários que precisam estar nas ruas, foram acrescentados e disponibilizados alguns EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) na rotina das atividades, entre eles o álcool gel. Além da aferição da temperatura de todos os colaboradores antes e depois do deslocamento em campo, para garantir que estão aptos ao serviço e que retornarão saudáveis aos seus lares. A empresa realiza orientações constantes de conscientização sobre o Covid-19, seja por meio de cartilhas, diálogos de segurança e comunicados internos.
De acordo com Indiara Guasti, gerente operacional da – Atibaia Saneamento, as boas práticas são hábitos convencionalmente adotados pela empresa.
“O uso de EPIs e EPCs já fazem parte da rotina de nossas equipes, mas como medidas de prevenção diante dessa pandemia, acrescentamos itens como álcool em gel e instalamos barreiras de higienização. A empresa preza muito pela saúde dos seus colaboradores, eles são os protagonistas dos nossos serviços, que são essenciais para toda a população”, concluiu a gerente.