Serviços de saneamento básico são essenciais na luta contra o coronavírus

Equipes operacionais de saneamento continuam atuando em meio a pandemia.

Entrou em vigor na última sexta-feira, 20, o decreto legislativo que reconhece o estado de calamidade pública do país em razão da pandemia do coronavírus. Mediante essa decisão do Senado, serviços não essenciais deverão fechar suas portas a fim de conter o avanço da doença. No entanto, atividades referentes ao saneamento básico não serão interrompidas para garantir a saúde e bem-estar da população neste momento delicado.
Em Atibaia, a Atibaia Saneamento, empresa responsável pela coleta e tratamento de esgoto e que mantém uma Parceria Público-Privada com a SAAE, está seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde (MS) para que os trabalhos aconteçam sem oferecer riscos aos colaboradores e, consequentemente, aos moradores. Habitualmente, os funcionários já adotavam uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), porém a prática foi intensificada e foi adicionado o álcool gel como item indispensável para a higiene das mãos e equipamentos.
De acordo com o diretor operacional da Atibaia Saneamento, Eduardo Caldeira, mesmo mediante ao cenário difícil em que o país se encontra, a população pode contar com os serviços da empresa. “Estamos com nossas equipes nas ruas desempenhando todos os serviços essenciais para o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário do município, considerando que, para combater esse vírus, é imprescindível manter não só a higiene pessoal, mas também a coletiva”, alertou o diretor.
Segundo Caldeira, para resguardar e garantir a segurança dos colaboradores que estarão nessa linha de frente, durante a pandemia, a empresa implementou uma série de medidas. “Elaboramos um Plano de Contingência com base nas orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do MS e treinamos nossos colaboradores sobre a importância de cada ação abordada no Plano como a constante higienização das mãos e das ferramentas, o distanciamento social e o uso dos EPIs, como máscaras de proteção e luvas, durante a execução de serviços que exijam maior exposição, como as desobstruções de rede e coleta de efluentes”, explicou Eduardo.

Deixe uma resposta