SAAE trabalha para entregar qualidade da água em Atibaia

Investigação e processos são executados pela empresa para atender a população.

Atender com qualidade as demandas da população quanto a entrega de água em Atibaia é uma responsabilidade e tarefa diária da SAAE – Saneamento Ambiental de Atibaia, responsável pelos serviços públicos de água potável, esgoto sanitárioe a gestão dos sistemas de coleta, tratamento, transbordo e dispensa final do lixo. Recentemente, a companhia recebeu alguns apontamentos de moradores sobre a qualidade da água que chega às torneiras das casas, pois estariam com gosto e odor alterados e, prontamente, criou um comitê de gestão de crise para identificar os casos apresentados.
Há algum tempo, a SAAE vem investigando lançamentos indevidose criminosos de substâncias no manancial de captação do córrego do Onofre e no sistema produtor Cerejeiras que abastecem os bairros Imperial, Cerejeiras e Caetetuba, principais redutos de indisposição da população. “Fizemos comunicados para todos os órgãos competentes e temos em andamento um inquérito civil instaurado pelo Ministério Público para apurar os possíveis responsáveis”, informa a Superintendente do SAAE, Fabiane Santiago. Há poucas semanas, o laboratório Ecosystem Análises Ambientais de Campinas, coletou amostra do reservatório central do Cerejeiras para uma análise completa de acordo com portaria de consolidação nº 05 do Ministério da Saúde. Os resultados ainda não foram apresentados pela empresa campineira.
Neste período de chuvas, naturalmente há uma maior contribuição da poluição difusa da rodovia e no entorno do córrego. Além disso, com as altas temperaturas dos meses do verão brasileiro, o consumo de água cresce, fazendo com que seja aumentado o uso de produtos químicos, principalmente cloro, para garantir uma água segura entregue a todos.
De forma geral, é importante salientar que, por vezes, a água pode sair turva ou branca da torneira, o que provavelmente, é fruto do ar dissolvido na água, devido às oscilações de pressão nas tubulações e nos reservatórios. É um fenômeno pontual e não afeta aqualidade. Outras vezes, a água aparece castanha ou avermelhada, devido a formação e do arrastamento de depósitos de ferro nas tubagens. Para voltar a ficar clara, basta deixar correr a água durante algum tempo e consumir só depois deste procedimento.
O uso de cloro no tratamento de água não causa problemas aos munícipes, pois este elemento químico é usado parapurificar a água, eliminando bactérias e microrganismos que podem contaminar oabastecimentoe causar doenças. A receita para que o cheiro ou o sabor passem é agitar aágua, de forma a libertar o cloro mais rapidamente.
A SAAE está constantemente acompanhando e monitorando o sistema de captação e tratamento de água, para que a água distribuída atendaaos padrões de potabilidade exigido pelos órgãos oficiais.

Deixe uma resposta