Parece que este bar já vai fechar

A memória é um filtro que nos pega, de repente, ao ouvir uma música, ver uma cor, ouvir uma palavra. Ela vai e volta no tempo, de forma nada cronológica. Por isso, aquelas conversas livres de bar ficam em nossa cabeça, nos fazendo recordar o clima, o espírito do momento, as ligações e colagens de cenas.
Com meus primos, no Rio de Janeiro, depois de algumas cervejas, isso ainda nos anos 70 do século passado, fui ao banheiro e voltei à mesa. Até hoje, o riso corre solto dentro de mim ao lembrar como as pessoas, no caminho, abriram alas para mim. Estava altinho mesmo. Hoje, passadas décadas, tento dar bom exemplo para o meu neto e nunca aparecer com um copo ou taça na mão nessas fotos que infestam nossas redes sociais.
É engraçada a cultura de bar, onde revoluções e decisões homéricas acontecem em conversas em torno de bebida, amigos e parentes. O que seria da Música Popular Brasileira (MPB) sem os bares da vida? Alguns desses estabelecimentos ficaram famosos, como o Veloso, onde se firmou a canção “Garota de Ipanema”, clássico da bossa-nova.
Criar um bar com essa mística e com essa mágica é certamente o desejo de todos os empresários do ramo. Como diz a letra de “Fotografia”, de Tom Jobim: “E uma grande lua saiu do mar/Parece que este bar já vai fechar/E há sempre uma canção/Para contar/Aquela velha história…”. Está tudo nesta estrofe, um resumo do que foi a produção de canções maravilhosas desde o século passado, com histórias de amores e desamores. E sempre tinha um bar na história.
A cultura de bar inclui modismos de bebidas, ao longo do tempo, e também repertórios que vão e vêm. Na internet, existe até a lista das músicas mais pedidas em bar, além do famoso “Toca Raul”. Meu amigo Kinho, que se apresenta em bares por Atibaia, conhece bem esse mundo e até me propôs, há muito tempo, uma parceria. Eu escreveria a letra e ele, a música. Até hoje, não realizamos essa proeza. Quem sabe, um dia… Claro, se aquele chato de galocha do coronavírus deixar.
Gente, o papo está bom, mas parece que o nosso bar já vai fechar. Até a próxima semana!

Deixe uma resposta