PICOLÉ

Gosto Muito de picolé. O sabor de que mais gostoi é o de groselha. Mas gosto também muito dos de abacaxi e coco.Quando pedia o de groselha, ficava curioso para saber o  que era groselha. Perguntei ao meu pai e ele também não sabia. Hoje sei que groselha é uma frutinha brilhante vermelha pouco mais ou menos do tamanho da uva,

Eu ia comprar picolé em duas sorveter8ias de Atibaia, cidade onde morei quando era menino.

Uma delas ficava pertinho da BICICLETAS DA SAUDADE.  Bicicletariado  Quitá, meu tão saudoso pai. A outra se localizava e se localiza ainda hoje no Largo da Matriz. Próximo a minha casa na Rua Treze de Maio.

A primeira pertencia ao senhor JoaquiM Furquim; a outra pertencia ao Seu Valentim.Entretanto não é só dos picolés que sinto saudade. É que esses picolés despertavam em mim outras emoções e delas também sinto muita saudade.

Os picolés da sorveteria do Seu Joaquim Furquimdespertam-me saudades da bicicletaria do meu pai e de muitas coisas e fatos relacionados a ela. Por exemplo: a minha biciletinha azul, a minha preferida=, na qual, aliás, o Quitá me ensinou a pedalar. O campinho de futebolno quintal da bicicletaria,  onde  eu particiupava de peladas junto com meus irmão e amigos da vizinhança.

As lembranças dos picolés que eu comprava na sorveteria do Seu Valentim depertam outras emoções relacionadas ao Largo da Matriz, pois era num banco dessa praça que eu me sentava para saborear o picolé. A Papelaria Chiochetti, onde por muito tempo comprei meu material escolar. A loja do Abrão Zigaib onde mamãe comprava os tecidos para fazer meu iniforme para a escola. Oura grata lembrana é a Casa Rosa, onde eu sempre ia comparar coisas para minha casa. Lembro-me tão bem dos irmãos Rosa. O Seu Plácido, o Seu Tranquilo e o Seu Maurício. Outra lembrança que me é muito grata é a da Igreja Matriz onde fui  batizado, crismado e fiz minha primeira cmmunhão.

Vejam, meus caros leitores, como um simples picolé desperta tantas emoções em mim. Daí a vontade  que tenho sempre de chupá-lo.

 

Deixe uma resposta