Atibaia é certificada por ações sustentáveis “VerdeAzul”

O Governo do Estado entregou a premiação. Um total de 154 municípios receberam o prêmio.

O Atibaiense – Da redação

Atibaia ficou entre os 92 municípios do Estado de São Paulo que receberam a certificação do Programa Município VerdeAzul (PMVA), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. No total, 613 cidades participaram da edição que avaliou programas e iniciativas ambientais realizadas ao longo de 2019. As 92 que tiveram notas acima de 80 pontos receberam uma certificação. Outras 62 foram qualificadas ao obterem notas entre 60 e 79,9 no ranking geral até 100.
O município ficou na 72ª posição do programa e somou 82,59 pontos. São José do Rio Preto foi a campeã no ranking geral, totalizando 97 pontos, seguida por Bragança Paulista (94,74) e Novo Horizonte (94,23).
O Governo do Estado entregou na quinta-feira (5) a premiação. Um total de 154 municípios receberam o prêmio. Atibaia ficou entre as que tiveram a melhor pontuação, ficando acima de 80 pontos.
O programa tem o propósito de incentivar, apoiar e medir de maneira descentralizada a agenda ambiental em todas as regiões de São Paulo. Atualmente, os 613 municípios participantes colocam em prática 85 tarefas divididas em dez diretrizes da agenda ambiental local com base em temas estratégicos como Município Sustentável; Estrutura e Educação Ambiental; Conselho Ambiental; Biodiversidade; Gestão das Águas; Qualidade do Ar; Uso do Solo; Arborização Urbana; e Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
“Nós temos o dever de fomentar políticas públicas de desenvolvimento sustentável. Este programa nos aproxima das prefeituras para entendermos suas demandas e unirmos esforços. É a oportunidade de inovar e disseminar ações entre as cidades”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente Marcos Penido, durante a premiação de quinta.
Em 2019, foram capacitadas 384 pessoas em 151 municípios nas diversas regiões do estado. Durante os trabalhos, os interlocutores votaram sobre a mudança do calendário do programa para evitar coincidência de datas com as eleições municipais.
Estar entre os municípios com certificação, cuja nota foi superior a 80 pontos, significa o reconhecimento da boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada preferência na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).
Atibaia tem melhorado a nota no ranking ao longo dos últimos ano. Segundo o o programa, em 2019 a nota chegou a 82,59 pontos. Em 2018, era 81,04 e em 2017, 80,08 pontos.
O ranking divulgado resulta da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios, com critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas. A partir dessa avaliação o Indicador de Avaliação Ambiental – IAA é publicado para que o poder público e toda a população possam utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e demais ações sustentáveis.

Deixe uma resposta