Zeladoria Municipal promove limpeza e contenção em córregos do município

Após as chuvas fortes e volumosas das últimas semanas, as equipes da Zeladoria Municipal intensificaram os serviços de limpeza e manutenção dos córregos do Rio Atibaia. As intervenções têm por objetivo prevenir enchentes e alagamentos e, atualmente, estão concentradas na contenção e reparo das margens do córrego da Folha Larga na Rua Dona Ana Pires, no Jardim das Cerejeiras, e na desobstrução e limpeza das entradas das galerias de canalização do córrego do Onofre no trecho da Rodovia Fernão Dias na região do bairro do Portão.
A reparação e contenção da encosta do córrego da Folha Larga foi iniciada de forma emergencial na última sexta-feira e já está em fase final, faltando apenas a reparação de guias e sarjetas que foram danificadas na descarga do material pesado utilizado na obra. Foram colocadas 20 toneladas de matação e pedras para estabilizar uma área de 45 m² da encosta que havia sofrido deslizamento de terra provocado pelas chuvas.
A intervenção na Rodovia Fernão Dias na altura do bairro do Portão teve início no último dia 2 e dá continuidade às ações de limpeza do córrego do Onofre. Nesta segunda etapa, a Secretaria de Serviços está limpando e desobstruindo a entrada das aduelas para travessia, que são estruturas retangulares subterrâneas de concreto utilizadas na canalização de córregos. A limpeza mecanizada por meio de escavadeiras e retroescavadeiras retira terra, areia e outros resíduos que se acumulam na entrada das galerias e obstruem a vazão do córrego.
Para solicitar serviços da Zeladoria Municipal – tapa-buracos, manejos de árvores e limpeza de córregos, dentre outros – basta entrar em contato com a Ouvidoria Municipal: Rua Castro Fafe, nº 295, Centro – FACILITA ou pelos telefones (11) 4418-7800 / 0800-77-33-996.

Deixe uma resposta