Filomena Maria da Conceição completa 120 anos

Seu maior sonho é reencontrar a filha Maria José Martins. Foto família.

ROGÉRIO DE SOUZA PIRES

Neste mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher apresentamos um dos maiores exemplos de vida. É a D. Filomena Maria da Conceição, alagoana nascida em União dos Palmares aos 06 de março de 1900. É uma das pessoas mais idosas do mundo, 3 anos mais velha que a senhora que aparece no Guiness Book 2020. Mora em Douradina, Noroeste do Paraná, com uma filha e netos.

Seu maior sonho é reencontrar uma filha, Maria José Martins, que não vê há aproximadamente 65 anos. O nome do pai da filha é José Sebastião Martins. A que está desaparecida morava em Juazeiro do Norte, Ceará, e depois se mudou para Exu, Pernambuco; tinha naquela época 13 anos.

Dona Filó morava em União dos Palmares, Alagoas, e tinha 6 crianças. Se separou do marido com quem vivia desde os 15 anos e que era muito violento, e veio para o Paraná com 4 crianças em um caminhão pau-de-arara, deixando 2 filhas com o marido. Nunca mais se casou. Conseguiu reencontrar uma das filhas após 59 anos com ajuda da internet. Primeiro morou em Rondon, noroeste do Paraná, e logo depois se estabeleceu em Douradina, onde mora. Durante todos os anos de serviço foi trabalhadora rural.

Mas nada impediu a aposentada de ser feliz e manter as forças para reencontrar uma das filhas em 2015, que havia ficado morando com o pai. Filomena havia passado mais da metade da vida longe da filha caçula Josenilda Martins. “Agora ela tem esperança de encontrar a mais velha. Imaginamos que resida no Estado de Pernambuco, e fiquei sabendo que ela já morou muito tempo em Juazeiro do Norte”, falou o neto sobre a avó.

Deixe uma resposta