Comunicado da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Paróquia de São João Batista de Atibaia

Irmandade do Santíssimo Sacramento da Paróquia de São João Batista de Atibaia: uma associação religiosa, beneficente e centenária que está em processo de renovação visando atender os desafios dos novos tempos.

A Irmandade do Santíssimo Sacramento de Atibaia (ISS) trata-se de uma entidade centenária de fins filantrópicos ligada à Igreja Católica que teve o seu primeiro registro em cartório realizado em 30 de março de 1901.
Como toda e qualquer organização desse tipo, possui um estatuto que rege suas normas de conduta. Em março de 2019, uma nova mesa diretora foi eleita, composta pelas seguintes pessoas:
· José Pires Alvim Neto – Provedor
· Sebastião Augusto da Silva – Vice Provedor
· Renata de Oliveira Ribeiro Pires Alvim – Primeira Secretária
· Julia de Souza da Silva – Segunda Secretária
· Rita Lourdes Alvim Fazio Leitão de Almeida – Primeira Tesoureira
· Wagner Procópio da Rosa – Segundo Tesoureiro
Para iniciar os trabalhos essa nova equipe realizou um completo levantamento sobre a atual situação e chegou à conclusão que, para impulsionar e adequar a ISS aos novos tempos, seria necessário a realização de um profundo processo de modernização. Dessa forma, as seguintes medidas já foram realizadas, desde então:
1) Levantamento da relação detalhada de irmãos (e irmãs) que continuam participando da ISS, resultando nos seguintes números:
·  Total: 89 membros;
·  Adimplentes e ativos: 39 membros;
·  Inadimplentes ou inativos: 50 membros.
2) Levantamento completo e detalhado dos túmulos e ocupações do Cemitério da Irmandade:
a. Terrenos/sepulturas – Total è 453
b. Terrenos/sepulturas – Ocupados è 263
c. Terrenos/sepulturas – Livres  è 116
d. Terrenos/sepulturas – sem identificação è 70
e. Terrenos/sepulturas – Construídos (vazios)   è 4
f. Total de Terrenos/sepulturas livres (c + d + e)      è 190
g. Ossuários (gavetas – todas livres)  è 187
h. Espaços livres (para novos terrenos)  è40
3) Regularização das documentações de registro da Irmandade visto que nos últimos anos, esse processo ficou estagnado.
4) Definição clara dos compromissos dos irmãos e irmãs, tanto sob o ponto de vista financeiro quanto de participação nas atividades da ISS. Esse processo gerou a necessidade de modificação do Estatuto compreendendo a inclusão das seguintes cláusulas:
· Art.12 (direitos dos irmãos), inciso V (sepultamento), foi acrescentado o seguinte parágrafo único:
§Único. O irmão poderá sepultar familiares que não pertençam a Irmandade, desde que ele ou sua família já possua um jazigo e pague, por sepultamento, a quantia correspondente à 20 anuidades.
· No art. 13 (exclusão) foram acrescentados os seguintes parágrafos:
§1º. Ficará sujeito à exclusão, o membro que não atingir no mínimo de 10 presenças das 14 reuniões/atividades anuais da Irmandade, que compreende em 12 reuniões anuais realizadas sempre no primeiro domingo do mês somadas à Semana Santa e Corpus Christi.
§2º Não se aplica o disposto no parágrafo primeiro, ausência por motivos relevantes, que deverão ser justificados e comprovados pelo Irmão que se ausentou, sendo que a aprovação da justificativa se dará após a análise do provedor ou diretor eclesiástico, que decidirá acerca da plausibilidade da justificativa.
§3º Ficará, também, sujeito a exclusão o Irmão que ficar inadimplente por um período de 2 anos.
§4º. Não se sujeitará ao disposto nos parágrafos 1º e/ou 3º, o Irmão, que após aprovação do diretor eclesiástico ou do provedor, realizar serviços em prol da Irmandade ou da Paróquia São João Batista/SP.
As atividades acima, principalmente as mais burocráticas, demandaram um esforço e tempo acima do esperado, porém, felizmente foram totalmente concluídas.
A partir de então, convocamos oficialmente todos os membros da Irmandade do Santíssimo Sacramento a comparecerem às reuniões que ocorrem todo primeiro domingo de cada mês, às 9 horas na Igreja Nossa Senhora do Rosário, especialmente na próxima, a se realizar no dia primeiro de Março de 2020, onde será distribuída a relação de irmãos(ãs) afastados ou inativos visto que não estão cumprindo o que rege o novo Estatuto. Essa iniciativa visa promover durante o mês de março de 2020, um mutirão de contato com essas pessoas para que, a partir de abril de 2020 possamos comunicar formalmente àqueles que realmente não possuem mais interesse em participar, o seu desligamento da ISS.
Além disso, a partir de março de 2020, a ISS dará início ao acolhimento de novos irmãos(ãs) que se disponham a participar, cumprindo o que rege o novo Estatuto.
Os próximos passos e desafios serão promover uma captação de receitas de forma a ajudar na reforma da parte interna da Igreja da Matriz e de todo o cemitério, incluindo a Capela.
Como há 70 jazigos sem identificação, promoveremos a transferência dos restos mortais desses túmulos para o ossuário da própria Irmandade. As relações dos números de jazigos, encontra-se disponível na página da ISS no Facebook.
Caso alguém deseje se manifestar sobre quaisquer dos assuntos acima, solicitamos que entre em contato com o provedor através do celular (e Whatsapp): 11 99840-3126 ou e-mail: jose@acaosistemas.com.br
Para que os princípios centenários da Irmandade do Santíssimo Sacramento não se percam no tempo, é preciso que os responsáveis e a sociedade se empenhem em acompanhar as mudanças, adaptando-se aos novos tempos, porém, sem jamais perder sua essência de religiosidade, união solidariedade, acolhimento e amor ao próximo.

 

Deixe uma resposta