Jornal O Atibaiense completa hoje 119 anos

Atravessando mudanças técnicas e editoriais, acompanhando a vida da cidade ao longo de quase 12 décadas, o jornal – um dos mais antigos e tradicionais do Estado de São Paulo –  se mantém como autêntica instituição de Atibaia.

Com 119 anos de publicação, o jornal O Atibaiense tem muita história pra contar. Ao longo destes anos, toda a vida de nossa cidade, seu povo, seus problemas suas alegrias, as cenas e momentos de Atibaia foram registradas em suas páginas.

            O jornal faz parte da história de Atibaia. Reúne documentos sociais que registraram modos de vida, posturas, estados de espírito da comunidade, as diferentes expectativas de cada fase, a política, a sociedade, o comportamento e as suas respectivas mudanças através do tempo podem estimular uma compreensão posterior do material que reproduzimos.

            Um dos principais impasses para reconstruir a história das cidades encontra-se na dificuldade de registros, fontes e acervos de pesquisa. Com nosso trabalho, queremos incentivar as atividades e os projetos relativos à preservação da memória local, que podem até incorporar os registros orais e os eventuais acervos pessoais, muitos ainda desconhecidos.

            A história do Brasil mantém diversas lacunas, sendo contada principalmente a partir da trajetória de grandes veículos. A mídia do interior revela-se, assim, um novo espaço, que deve ser prestigiado em termos de pesquisa e interesse. Os meios de comunicação têm sempre o papel de reafirmar valores e idéias hegemônicas que marcaram a sociedade em diferentes épocas, mas também atuam na criação de espaços de contestação, de crítica, de reavaliações. De forma sempre ponderada, O Atibaiense exerceu as duas funções ao longo de sua trajetória.

            Os especialistas entendem que o jornal impresso, em particular, é um veículo importante no cenário global. É um espaço onde, além da informação, promovem-se a crítica e a reflexão de assuntos e questões elementares na sociedade. Tem na força de sua credibilidade o poder de atuar sobre líderes e formadores de opinião, desencadeando atitudes e servindo como intermediário na ação social dos grupos. Estamos conscientes desse papel, do qual não abrimos mão.

A comunicação e o jornalismo em particular correram, lado a lado, com a tecnologia nas últimas décadas. Atravessando mudanças técnicas e editoriais, acompanhando a vida da cidade ao longo de quase 12 décadas, o jornal – um dos mais antigos e tradicionais do Estado de São Paulo –  se mantém como autêntica instituição de Atibaia. Pertence à cidade!

            O público leitor, a classe política e os anunciantes têm reconhecido constantemente essa força. É uma honra para nós estarmos à frente do jornal. E uma grande responsabilidade também, se considerarmos a credibilidade e a força da palavra escrita. Como as diversas homenagens deixaram claro, o jornal vem contribuindo com informações por mais de um século, auxiliando a formação de opinião dos atibaienses de forma digna, cumprindo seu papel de despertar a reflexão dos incontáveis leitores, abordando temas atuais e relevantes para a nossa cidade.

            Para nós, comemorar 119 anos de existência significa que este tradicional veículo é de extrema importância para nossa cidade, pois é sinônimo de que o trabalho é feito com ética profissional e responsabilidade.

Fundado em 17 de fevereiro de 1901 por Antônio Silveira Maia,desde a sua inauguração o jornal passou por várias mudanças e até hoje continua sendo o mais respeitado veículo de comunicação de Atibaia.

Deixe uma resposta