“Fórum Sobre Saúde” realizou várias palestras na Câmara

Em sua segunda semana, centenas de pessoas prestigiaram o evento ao longo das palestras.

Encerrando o ‘Fórum Sobre Saúde”, a Câmara Municipal realizou na noite de quinta-feira (20) duas palestras preventivas, com os temas “Câncer de Mama: Quem se cuida, acha e cura” e “Infarto do Miocárdio: o que é, como prevenir e cuidar?”.
Silvio Gioppato, cardiologista, mestre pela Unifesp e diretor do laboratório de hemodinâmica do Hospital das Clínicas da Unicamp, explicou para o público que, atualmente, cerca de 30% das mortes no mundo são por doenças cardiovasculares, ou seja, perto de 17 milhões de pessoas todos os anos são vítimas fatais – isso é mais que uma cidade de São Paulo dizimada todos os anos. Só no Brasil são 300 mil pessoas. O médico lembrou das diversas questões relacionadas ao coração, as causas de um possível infarto e como seguir a vida após passar por esse susto.
“Isso que a Câmara está fazendo é extremamente importante. Quanto mais pessoas souberem e tiverem informações é melhor. Faltam políticas públicas e pessoas capacitadas para atender na porta dos postos. É determinante reconhecer os sintomas de infarto assim que o paciente chega. São nas três primeiras horas que podemos definir a vida do paciente. Se o atendimento for eficaz, você salva vidas, não deixa sequelas e até mesmo o uso de medicamentos pode ser dispensado, desde que a pessoa adote hábitos saudáveis, como consumir menos proteína animal e evitar o tabagismo, o álcool, a obesidade e o sedentarismo”, salientou o cardiologista.
Na segunda palestra, o doutor Fábio Madruga, ginecologista e mastologista formado pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro, tratou de um tema tão presente e conhecido: o câncer de mama. Atualmente, a doença acomete cerca de 30% dos casos novos de câncer em mulheres. Menos comum entre homens, o câncer de mama também representa um risco para a população masculina, correspondendo a menos de 1% do total de casos da doença. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade a incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.
“Temos que desmistificar essa ideia de que o câncer de mama é sentença de morte e procurar um médico o quanto antes. A mulher tem que se cuidar, fazer o autoexame, a fim de evitar o descobrimento de nódulos tardiamente”, recomendou o doutor Fábio Madruga.

DIA ANTERIOR
Na quarta-feira, 19, também aconteceram outras duas palestras, abordando temas voltados à pediatria, com as doutoras Lucila Hashimoto e Flávia Valente. Com diversas mães e gestantes presentes no plenário da Câmara, além da convidada Tizuka Yamasaki, cineasta renomada de Atibaia, o assunto debatido pela doutora Lucila foi o “Aleitamento Materno” e seus inúmeros benefícios para os bebês. O público tomou conhecimento dos vários tipos de leite materno, como o colostro, que cria imunidade no bebê e ajuda no ganho de peso. Há o leite de transição, que é rico em gordura e carboidratos e responsável por gerar saúde pro resto da vida da criança. Já o leite maduro é aquele que tem nutrientes mais completos para o desenvolvimento intelectual. “O leite é o único alimento capaz de triplicar o peso do bebê em tão pouco tempo. O bebê que toma leite do peito tem as células cerebrais mais desenvolvidas”, lembrou a pediatra Lucila.
“A amamentação é prazerosa para a mãe, mas ao mesmo tempo cansa, traz estresse, devido aos hormônios da gestação. O leite materno é considerado alimento de ouro e por isso é recomendado até os dois primeiros anos de vida ou mais. Estudos mostram que o aleitamento materno previne inúmeras doenças, não somente do bebê, mas das mães também, inclusive elas precisam de uma rede de apoio durante esse período de amamentação a fim de garantir-lhes um saudável equilíbrio emocional”, concluiu Lucila Hashimoto.
A pediatra Flávia, que palestrou na sequência, orientou sobre as etapas da gestação e os cuidados que os pais precisam ter. Flávia transmitiu um conceito de parto e convivência entre mãe, bebê e médico mais humanizado. Muitas informações serviram para despertar o respeito que todo bebê merece desde o ventre. “Foi uma necessidade própria, a maternidade me mudou muito como pediatra, passando a olhar para a criança de uma forma mais humanizada, olhando a criança como um todo e de forma respeitosa. São inúmeros exames e testes que temos que fazer assim que o bebê nasce, mas alguns procedimentos não são necessários através de métodos invasivos, basta avaliar a condição da criança”.

PANORAMA
O Fórum Sobre Saúde foi o primeiro evento informativo do ano na Câmara, aberto ao público e com um total de 9 encontros, com especialistas de áreas distintas. Médicos de Universidades renomadas do país compareceram voluntariamente e contribuíram trazendo informação e prevenção a todos que puderam acompanhar as palestras presencialmente ou pelas redes sociais. Os temas apresentados foram “Da desnutrição à obesidade: um problema de saúde pública”; “Vitamina D: um super-hormônio”; “Como você quer chegar na melhor idade?”; “Atualidades em doença de próstata”; “Prevenção ao Alzheimer e os cuidados com a doença”; “Aleitamento materno”; “Cuidados com o bebê: da sala de parto aos primeiros dias”; “Infarto do miocárdio: o que é, como prevenir e cuidar?” e “Câncer de mama: quem se cuida, acha e cura”.
“Foi um prazer receber a população na casa durante esses dias, com tantos médicos capacitados e preparados para disseminar conhecimento e prevenção. Aliás, é disto que precisamos para diminuir custos estrondosos com saúde pública. Todas as palestras se convergiram, os temas conversaram entre si e tudo nos permite chegar a uma conclusão: são os hábitos saudáveis levam à prevenção. Agradeço imensamente a todos os que contribuíram para a realização desses encontros. E já deixo a toda a população o convite para o Fórum sobre Turismo, que acontecerá no mês de março, a partir da segunda semana”, disse o presidente da Câmara Municipal, Lucas Cardoso.
Os conteúdos expostos em todos os eventos estão disponíveis nas mídias sociais da Câmara Municipal de Atibaia: Youtube, site oficial e Facebook.

Deixe uma resposta