Participe do Censo da Cultura de Atibaia

Quantos artistas existem na cidade de Atibaia? Onde eles estão? O que pensam para o futuro do município e de suas carreiras? Muitas destas perguntas já devem ter passado pela cabeça dos envolvidos com a cultura na cidade mas, até hoje, pouco se sabe além do enorme potencial dos artistas que aqui moram e espalham sua arte por nossos festivais, teatros, bibliotecas, etc.

Visando levantar estes dados para a construção do Plano Municipal de Cultura, um documento que deve reunir informações e metas para a cultura do município nos próximos dez anos, o Conselho Municipal de Políticas Culturais, o COMPOCAT, lançou na última sexta-feira (24), o Censo para os Artistas e Profissionais da Cultura da Estância de Atibaia, com o intuito de aproximar artistas e levantar informações.

Todas as pessoas ligadas a qualquer área cultural/artística, profissionais, semi-profissionais e amadores, estão convidadas a participar do questionário, que está disponível online no  endereço https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdriH_ub_vyuFT2fXIrfxMbkPDXQIpz4WAp9bY6tZ6TCg7xbg/viewform (basta clicar no link).

O formulário reúne informações como área de atuação do artista, escolaridade, bairro onde mora, locais de atuação, formas de subsídio de sua atuação artística, etc. Mais de cem artistas já participaram do levantamento, que deve seguir pelas próximas semanas.

Sobre o censo, o presidente do COMPOCAT, Adílson Cunha, nos conta: “Vejo com bastante alegria e também ousadia o que o COMPOCAT vem fazendo, em apenas 4 meses de trabalho.

Queremos nos aproximar cada vez mais de quem produz arte e cultura em Atibaia. A pesquisa servirá como uma introdução visando apoiar a gestão, programas e projetos a serem desenvolvidos”. O vice-presidente do conselho, Flávio Rodrigues, completa: “Atibaia possui um enorme potencial cultural que só vai poder se converter em ações concretas com a articulação das pessoas e o levantamento de informações para que nós possamos projetar nosso futuro como artista na cidade. Esse censo é um pequeno passo, mas muito importante no caminho dessa construção coletiva”.

As informações devem ser compartilhadas com o público durante a Conferência de Cultura, que deve acontecer no mês de abril na cidade. Antes disso, no dia 21 de março, acontece a pré-Conferência. Vale lembrar também que as reuniões setoriais de diversos segmentos vêm acontecendo nos últimos meses, além das reuniões mensais do Conselho. Se informe com seu conselheiro representante!

Não deixe de participar e compartilhar essa notícia, para que possamos construir de maneira coletiva novas ações para o crescimento da cultura em nossa cidade!

Deixe uma resposta