Educação de Atibaia segue sem reclamações no Tribunal de Contas do Estado

População ainda desconhece aplicativo que permite fazer sugestões, elogios ou reclamações sobre a rede pública de ensino.

O Atibaiense – Da redação

Atibaia não registrou nenhuma interação no Painel “Olho na Escola”, criado em outubro de 2019 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). Pela plataforma, é possível a população fazer reclamações, elogios ou sugestões relacionadas às escolas municipais e estaduais. Na região, apenas Bragança Paulista consta com uma intereção, de elogio à merenda escolar de uma escola municipal.
Desde que foi criada, a plataforma atingiu a marca de 31.497 visualizações. Com acesso pela internet por meio do link www.tce.sp.gov.br/olhonaescola, mostra, em tempo real, na forma de números, gráficos e mapas, como está a interação da sociedade com as escolas pelo aplicativo que leva o mesmo nome do Painel.
Lançado em 11 de outubro de 2019, o aplicativo permite que pais, alunos, professores, diretores, funcionários e outros interessados participem da gestão das unidades escolares com o envio de sugestões, elogios e reclamações. A ferramenta conta, até o momento, com 16.892 escolas cadastradas, sendo 5.724 municipais (exceto as da rede da Prefeitura da Capital) e 11.168 sob a responsabilidade do Estado.
No caso de Atibaia, a falta de interação mostra que a população ainda desconhece a plataforma, que é uma importante ferramenta para diagnosticar os problemas das unidades escolares do município, mas também para reconhecer o trabalho desenvolvido.
De acordo com o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Fabio Correa Xavier, entre 12 de outubro de 2019 e 15 de janeiro de 2020, a quantidade de elogios à qualidade da Educação nas escolas da rede pública do Estado de São Paulo foi superior às reclamações e sugestões. Nesse período, o aplicativo registrou 277 elogios, 111 reclamações e 62 sugestões direcionadas aos gestores das unidades escolares.
Dos elogios, 241 foram destinados a escolas da rede municipal e 36 às unidades estaduais. Desse total, interagiram com a plataforma pais ou responsáveis (92), funcionários (72), professores (62), alunos (10) e outros (40). Os docentes acumulam o maior número de mensagens recebidas, com 106 elogios, no total. Em seguida, aparece a merenda escolar, com 38 registros.
Ainda segundo o balanço, a maior parte das reclamações refere-se a unidades escolares municipais (60) e são oriundas do descontentamento de pais ou responsáveis (62) e de professores (18). Entre as queixas mais comuns, aparecem as relativas à segurança, falta de docentes para as disciplinas, uniformes, faltas excessivas às aulas, má estado de conservação dos locais e problemas com a acessibilidade.
Entre as sugestões, a maioria foi direcionada à rede municipal (46) e partiu de professores (19), funcionários (18), pais ou responsáveis (15), alunos (3) e outros (7), tratando de adequações e melhorias para acessibilidade, merenda escolar, biblioteca e segurança. Salas de aula, laboratórios, quadras esportivas, docentes, refeitórios, uniformes e materiais didáticos também foram tema das recomendações.
O aplicativo “Olho na Escola” está disponível para download, gratuitamente, nas lojas digitais Google Play e AppStore. Os dados recebidos por meio da ferramenta podem ser visualizados no Painel “Olho na Escola” (www.tce.sp.gov.br/olhonaescola), que reúne também informações e orientações sobre as funcionalidades do aplicativo.

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