Ruth Rubbo é premiada com o projeto “Mutirão”

 

A produtora cultural e violeira de Atibaia, Ruth Rubbo acaba de ser premiada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo com o projeto ”Mutirão”. No concorridíssimo Edital Proac de 2019, o projeto foi selecionado dentre centenas de propostas advindas de todo o interior de São Paulo.

O projeto
Mutirão é um conjunto de ações destinado ao auxílio, resgate e promoção de grupos e coletivos tradicionais, alguns em franco processo de dissolução ou em crise, seja financeira, de gestão, desamparo ou deserção. Com ações pontuais, o projeto Mutirão trabalhará em diversas frentes, auxiliando grupos folclórico-tradicionais das cidades de Piracaia, Cabreúva e Bragança Paulista.
Mutirão será também um instrumento de fomento e divulgação de valores identitários da música e da cultura caipira mediante as apresentações do Grupo Raízes de Atibaia nas cidades de Tietê e Socorro e concertos/palestras com o artesão, mestre violeiro e rabequeiro Valmir Rosa nas cidades de Itu e Itatiba. Oficinas, palestras, rodas de conversa e concertos farão deste projeto importante ferramente no auxílio e defesa de nossas raízes identitárias.
Por fim, registrando em fotos, vídeos e textos, divulgando toda a força tarefa desenvolvida durante o projeto Mutirão, um site a ser elaborado onde ficarão armazenadas as ações deste projeto e outros tantos registros e informações relevantes, pertinentes à cultura tradicional de Atibaia e região. Esta rica vivência entre mestres, coletivos e público visa promover o intercâmbio, difusão, valorização e transmissão de conhecimento e de bens culturais, celebrando e fortalecendo nossa identidade cultural através de ações específicas envolvendo grupos representativos da cultura caipira.
Mutirão tem início previsto para meados de 2020 sob a direção de Ruth Rubbo onde serão disponibilizadas todas as informações através das redes e mídias sociais.

Deixe uma resposta