Observatório Pierre Kaufmann é reinaugurado em Atibaia

Cerimonial reinaugurou o antigo Observatório de Radioastronomia e Astrofísica do Itapetinga para o atual Observatório Pierre Kaufmann.

 

 

O evento de reinauguração do Observatório de Radioastronomia e Astrofísica de Atibaia aconteceu na manhã desta terça-feira, dia 10 de dezembro, às 10h. A cerimônia renomeou o local como Rádio Observatório Pierre Kaufmann, em homenagem ao professor que foi um dos precursores da rádio astronomia no Brasil.
A reinauguração contou com a presença do diretor de Desenvolvimento Humano e Infraestrutura, Dr. José Francisco Hintze Júnior; do presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Sr. José Inácio Ramos; do reitor da Universidade, Prof. Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto; do vice-reitor Prof. Dr. Marco Túllio de Castro Vasconcelos; do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, Dr. Darcton Policarpo Damião; do ex-diretor do INPE, Dr. Ricardo Galvão; do chanceler em exercício da Mackenzie, Prof. Dr. Marcel Mendes; do diretor da escola de engenharia, Prof. Dr. Sérgio Lex; do coordenador do Centro de Rádio Astronomia e Astrofísica Mackenzie – CRAAM, Prof. Dr. Jean Pierre Raulin e de todos os docentes, pesquisadores, o Vice-prefeito Emil Ono e demais participantes.

 

Observatório
Localizado no sítio astronômico de Atibaia, o reinaugurado Observatório de Radioastronomia e Astrofísica Pierre Kaufmann, mais conhecido como Observatório do Mackenzie, foi fundado em 20 de outubro de 1973 por um grupo de entusiastas em aplicar técnicas de rádio em astronomia, lideradas pelo professor Pierre Kaufmann.
Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o observatório é um dos mais modernos do mundo. Ele possui um radiotelescópio de precisão para ondas milimétricas, com diâmetro de 13,7 metros e redoma de 23 metros, utilizados para pesquisas.
O principal objetivo é observar as nuvens de gás que envolvem as estrelas ainda em fase de formação, e essas pesquisas fazem parte de um projeto maior de estudos desses astros. O local é aberto ao público e une o conhecimento e a natureza de Atibaia. Mais informações (11) 4411-2958 ou (11) 4411-2804

Deixe uma resposta