Atibaia vence etapas nacional e estadual do Prêmio MPT na Escola 2019

Ministério Público do Trabalho premia escolas que se destacam em produções sobre o combate ao trabalho infantil.

 

 

Atibaia venceu as etapas nacional e estadual do Prêmio MPT na Escola 2019, que tem como objetivo principal a erradicação do trabalho infantil e a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Desde 2016 a Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Educação, desenvolve o projeto nas unidades escolares, sempre com resultados de destaque. Neste ano, a escola EM Rosiris Maria Andreucci Stopa, no bairro Jardim São Felipe, foi vencedora nas categorias “Conto” e “Música”. Todos os trabalhos apresentados tiveram como tema o fortalecimento da infância e os prejuízos decorrentes do trabalho infantil.
Na categoria “Música”, os alunos Bianca de Fátima Rosa Borges, Gabriel Lucas Costa de Oliveira, Julia Flavia da Silva, Maria Eduarda Maia Marques e Pedro Henrique Silva Santos conquistaram o 1º lugar na etapa estadual e o 1º lugar na etapa nacional com a composição da música “Vamos Fazer Valer”. Já na categoria “Conto”, Gerson Lucas Porto Soares e Julia Flavia da Silva garantiram o 1º lugar na etapa estadual e o 5º lugar na etapa nacional com a produção do conto “Uma ajuda inesperada”.
A escola, que atua nos seguimentos Educação Infantil e Ensino Fundamental em tempo integral, tem sido destaque em outros projetos e tem conquistado diversos prêmios, o que demostra engajamento de toda a equipe escolar e valorização dos investimentos em Educação realizados pela Administração Municipal desde 2013.
A premiação estadual aconteceu em Campinas no último dia 6 de dezembro, quando os alunos apresentaram ao vivo suas produções e encantaram a todos os presentes. Além disso, por conquistarem o 1º lugar na etapa nacional na categoria “Música”, eles também estiveram em Brasília, no dia 3 de dezembro, participando de uma cerimônia de premiação.
Segundo a Secretaria de Educação, além dos prêmios, as experiências vivenciadas em cada momento do projeto e nas solenidades de premiação permanecerão na memória dos alunos participantes, possibilitando aprendizagem efetiva e consciente, com prazer e alegria.
“Este é o quarto ano consecutivo em que Atibaia fica entre os cinco primeiros colocados, e agora, de forma inédita, a cidade foi vencedora. Valorizamos, incentivamos e reconhecemos o trabalho de toda a Rede Municipal de Ensino no desenvolvimento dos projetos integradores e que representam um avanço na qualidade da aprendizagem, objetivando sempre uma Educação de Excelência. Parabéns a todos os envolvidos: alunos, professores, educadores, diretores, coordenadores, ao Projeto Curumim, que é parceiro da escola, e ao governo municipal, que faz investimentos constantes e expressivos em Educação”, ressalta a secretária de Educação, Márcia Bernardes.
O Prêmio MPT na Escola faz parte do projeto realizado pelo Ministério Público do Trabalho para erradicar o trabalho infantil. Neste sentido, por meio da conscientização escolar, o projeto propõe que crianças de todo o país abordem o assunto por meio de contos, curtas-metragens, desenhos, músicas e poesias. Atibaia faz parte da 15ª Região da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) situada em Campinas-SP.

 

Deixe uma resposta