Atibaia ganha certificado de destaque em Educação do Governo do Estado

Secretária Marcia Bernardes recebeu o certificado por Atibaia ser escolhida como prática inspiradora no Ensino Fundamental I.

 

O Atibaiense – Da redação

Durante o 2º Seminário de Gestão Pública realizado pelo Governo do Estado na última quarta-feira, dia 18, Atibaia recebeu um certificado por ser destaque em Educação. O certificado de Prática Inspiradora foi para o Sistema de Avaliação das Escolas Municipais de Atibaia – SAEMA, que é um sistema próprio criado pelo município para avaliar constantemente o desempenho dos alunos da rede.
A secretária de Educação de Atibaia, Márcia Bernardes, recebeu o certificado das mãos do governador João Doria. Além de ser escolhida pela implantação do SAEMA como Prática Inspiradora, Atibaia tem se destacado no Programa Parcerias Municipais, do Governo do Estado, em diferentes setores, em especial a Educação.
No site do programa é possível verificar o desempenho de todos os municípios em vários aspectos, especialmente Educação, Saúde e Segurança, para os quais há metas a serem atingidas.
Em Educação, o programa destaca que Atibaia alcançou 7.3 pontos no IDEB do Ensino Fundamental I na rede pública em 2017, nota maior que a média do Estado. “Está na 40ª melhor posição entre os 645 municípios paulistas nesse ano. Em 2007, ocupava a 163ª melhor posição com uma nota maior que a média estadual”, diz a avaliação do programa estadual.
Também é destacado que Atibaia teve 40,4% de crescimento entre 2007 e 2017. A variação do município é resultante do crescimento de 2.3 p.p da taxa de aprovação e crescimento de 37,7% da nota média dos alunos no SAEB. O número de alunos caiu 0,9% entre 2007 e 2017, chegando a 8.711 nesse último ano.
Quando a avaliação é feita com as creches, diz que a estimativa de atendimento das crianças de 0 a 3 anos por creche no município em 2018 foi de 49%, maior que a média estadual. “O município tinha a 239ª melhor posição no indicador entre os 645 municípios de São Paulo em 2018. Em 2008, 2.277 crianças de 0 a 3 anos estavam matriculadas em creche. O número de matriculas foi para 3.752, em 2018. Essa variação corresponde a 64,8% de crescimento das matrículas entre 2008 e 2018”, diz o programa.
A estimativa de atendimento das crianças de 4 a 5 anos por pré-escola no município em 2018 foi de 110,7%, maior que a média estadual. Em 2008, 3.490 crianças de 4 a 5 anos estavam matriculadas na pré-escola. O número de matrículas foi para 4.209, em 2018. Essa variação corresponde a 20,6% de crescimento das matrículas entre 2008 e 2018.

PARCERIAS
O governador João Doria, secretários, prefeitos e agentes públicos municipais de todas as regiões do Estado participaram nesta quarta-feira (18) do 2º Seminário de Gestão Pública. Além da assinatura de convênios com previsão de R$ 490 milhões em investimentos, o evento fez a pactuação de resultados do Programa Parcerias Municipais.
O programa, iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Regional, foi lançada em agosto e oferece investimentos aos municípios que focam na melhoria de indicadores sociais por meio de políticas públicas eficazes e inovadoras nas áreas de Saúde, Educação e Segurança Pública. Os esforços serão conjuntos, com metas estabelecidas e planos de trabalho definidos com cerca de 600 municípios paulistas que aderiram ao programa.
São ações específicas, com propostas de como ampliar o acesso à creche e universalizar o acesso à pré-escola, por exemplo.
As etapas anteriores do programa foram o lançamento da Plataforma Digital, disponibilização do Banco de Iniciativas e Incentivos, formulação dos Planos de ação municipais, que ao todo foram produzidas 8.637 ações pelos municípios, e agora a Pactuação. Ainda seguirão etapas de Finalização e Ajustes dos Planos de Ação, 1ª Avaliação e Premiação. Após, as ações serão disponibilizadas para toda a população.
O Programa visa intensificar e estreitar a cooperação entre o Estado e os Municípios paulistas, incrementando a execução de políticas públicas em cada cidade, respeitando suas peculiaridades, desafios e vocações. A meta é investir no desenvolvimento regional, através da Saúde, Educação e Segurança para melhoria do desempenho, integração de ações e recursos, compartilhamento de conhecimento e boas práticas entre os municípios, melhorando assim indicadores nessas áreas.
Todas as informações do Programa Parcerias Municipais, como práticas inspiradoras, metas, desafios e dados podem ser obtidos em www.parceriasmunicipais.sp.gov.br.

Deixe uma resposta