Programa Atibaia Florida completa 2 anos

 

O trabalho realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura do município, completa 2 anos de transformação na paisagem, exibindo um colorido intenso e alegre em cada vez mais pontos da cidade. O Programa Atibaia Florida já plantou e replantou mais de 100 mil mudas de flores desde seu início no final de 2017.
O trabalho permanente realizado pelo Atibaia Florida tem se intensificado junto com os preparativos natalinos e de final de ano. Como as mudas resistem entre 8 a 10 meses, vários pontos estão tendo suas flores substituídas para que no auge das festas estejam floridas e exalando beleza pelas ruas, avenidas, praças, rotatórias e canteiros da cidade. Nas ações dos últimos dias, locais como as ruas Benedito de Almeida Bueno, Tomé Franco, José Alvim e José Lucas, entre outras, tiveram a reposição dos vasos com as mudas plantadas.
As mudas utilizadas no programa são adquiridas ainda bem pequenas e cultivadas no Viveiro Municipal até o ponto de plantio ideal, gerando uma economia significativa para a Prefeitura, já que a muda pequena custa cerca de 10% do valor da já desenvolvida. Embora estejam sendo experimentadas outras plantas, a Sunpatiens ainda é a flor símbolo do Programa Atibaia Florida, por sua duração, resistência e colorido variado. Também estão sendo usadas nos plantios, grama amendoim e folhagens ornamentais.
Outro fator de contribuição para a adaptação e bom desenvolvimento das flores e plantas, e economia do programa é a utilização de substrato proveniente da trituração de resíduos de podas de árvores feitas pelo município. O tratamento do solo e o trabalho de drenagem dos locais que vão receber o plantio também são decisivos para o sucesso do Atibaia Florida. Ainda foi lançado pela Agricultura o Projeto Piloto Zelando as Praças Floridas, que realiza a poda paisagística, corte de grama, coroação de árvores e controle de pragas. São ações que vem florindo ainda mais o município, incentivando o turismo, o comércio e a produção agrícola.

Viveiro e Horta Municipal
Também sob a responsabilidade da Secretaria de Agricultura, o Viveiro Municipal de Atibaia produz e distribui mudas de árvores nativas, e mudas de morango, que são fornecidas aos produtores do município e fazem parte do Programa de Revitalização da Cultura do Morango, em parceria com a Embrapa e a CDRS (Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável).
Na Horta Municipal, são cultivadas diversas variedades de verduras e legumes, que são repassadas ao Fundo Social de Solidariedade que realiza a distribuição às entidades assistenciais da cidade, com mais de 1.500 caixas entregues somente este ano. A Secretaria de Agricultura ainda realiza o processo de outorga de água para os agricultores sem custo. Já a patrulha agrícola mecanizada fornece assistência técnica e serviços de trator para pequenos agricultores, a um custo 50% menos que o do mercado.

Deixe uma resposta